Topo

Enem 2020: Espelho da redação e nota dos treineiros saem hoje

24.jan.2021 - Candidatos chegam para o segundo dia de provas do Enem, no prédio da Unip, em São Paulo - André Porto/UOL
24.jan.2021 - Candidatos chegam para o segundo dia de provas do Enem, no prédio da Unip, em São Paulo Imagem: André Porto/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/05/2021 04h00

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio), libera hoje o espelho da redação. Entra no ar na Página do Participante: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.

Os treineiros também podem ver a partir de hoje suas notas pelo site.

A nota da redação em si já havia sido divulgada no dia 29 de março, mas a correção e explicação da avaliação de cada candidato só podem ser vistas a partir de hoje.

O espelho contém a correção da redação feita com base nas cinco competências avaliadas no Enem: escrever na norma culta da língua portuguesa, entender e não fugir do tema proposto, argumentar com clareza e qualidade, construir bem essa argumentação e fazer uma boa proposta de intervenção.

Cada uma tem nota máxima de 200 pontos, totalizando a nota mil. Apesar de difícil, não é uma meta impossível —e quem consegue compartilha como estudou e dá dicas.

Cada redação pode passar por até quatro correções, caso haja discrepância entre as notas atribuídas pelos dois corretores iniciais.

O tema deste ano foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". De tipo dissertativo-argumentativo, o texto deve ser desenvolvido pelos candidatos em até 30 linhas, com atenção para as cinco competências avaliadas e a proposta de intervenção ao fim do texto, que deve respeitar os direitos humanos.

Para entender melhor a correção, o candidato pode consulta a Cartilha do Participante: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/a_redacao_do_enem_2020_-_cartilha_do_participante.pdf.

Isenção e justificativa de ausência

Hoje também termina o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 e para justificar ausência no Enem 2020.

Ambos processos podem ser feitos pela Página do Participante, no site do Inep. O resultado do pedido de isenção e a aprovação da justificativa de ausência são divulgados no dia 9 de junho.

Têm direito à isenção da taxa os participantes que estejam no último ano do ensino médio em escola pública, tenham cursado todo ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola privada e cuja renda per capita da família seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio; declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica e estejam inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Quem teve isenção da taxa concedida para o Enem 2020 e não compareceu precisa ter a justificativa de ausência aprovada para conseguir a isenção para a edição de 2021.

Problemas e atrasos

A aplicação do Enem 2020 foi marcada por polêmicas e dificuldades. A demora em adiar o exame em meio à pandemia do novo coronavírus trouxe dúvidas aos alunos que já estavam com os estudos comprometidos devido ao fechamento de escolas e ensino remoto.

A prova acabou marcada para janeiro de 2021, com duas modalidades: a impressa e a digital, novo formato testado pelo MEC (Ministério da Educação).

No dia da prova, com o país enfrentando uma segunda onda de infecções e mortes, candidatos foram impedidos de entrar em salas de aulas que ultrapassaram as recomendações sanitárias em vários estados e a prova foi suspensa no Amazonas e em alguns municípios de Rondônia.

O Enem 2021 parece ir pelo mesmo caminho. Em ofício, há tratativas para mudar o exame para o ano que vem. Contudo, por enquanto, o órgão diz que ainda avalia mudança de data.