Topo

SP terá duas semanas de recesso e férias em julho e dezembro em 2022

18.out.2021 - Poucos alunos apareceram na Escola Estadual Eliza Raquel Macedo de Souza, em São Paulo - Ana Paula Bimbati/UOL
18.out.2021 - Poucos alunos apareceram na Escola Estadual Eliza Raquel Macedo de Souza, em São Paulo Imagem: Ana Paula Bimbati/UOL

Ana Paula Bimbati, Henrique Sales Barros e Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

03/11/2021 13h33Atualizada em 20/07/2022 13h08

O governo de São Paulo anunciou hoje que as escolas estaduais terão duas semanas de recesso em 2022, além das férias tradicionais, que acontecem em julho e dezembro. Os recessos vão acontecer em abril e outubro —no fim do primeiro e do terceiro bimestre. A determinação não vale para colégios municipais, nem particulares.

Neste ano e no próximo, as aulas da rede estadual acabarão em 23 de dezembro. O ano letivo de 2022 começará em 2 de fevereiro. Em janeiro, as escolas ficarão abertas para recuperação de aprendizagem dos alunos.

Apesar do calendário anunciado valer apenas para as escolas estaduais, o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, disse que "no geral, os municípios acabam seguindo o nosso calendário como base".

De acordo com ele, a mudança em relação aos recessos foi feita baseada em estudos que mostram que "longas paradas são extremamente prejudicais para a educação". Até 2019, as férias de julho duravam 30 dias seguidos. Agora, são 15 dias.

"Descomprime para o estudante, também traz a possibilidade de trazermos a recuperação para quem precisa", diz o secretário. "Para o profissional, também é bom o período."

Vacinação nas escolas

O governo estima que 97% dos profissionais da Educação da rede estadual já estão imunizados contra covid-19 e que 96% dos alunos que têm entre 12 e 17 anos tomaram a primeira dose da vacina.

Hoje, o governador João Doria (PSDB) afirmou também que vai pedir hoje autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Por enquanto, a Anvisa liberou a vacinação de adultos e adolescentes de 12 a 17 anos —estes últimos, apenas com o imunizante da Pfizer.

Teremos finalmente um calendário completo, pleno, com crianças e adolescentes voltando a se alimentar, a estudar e a estarem amparadas. Isso se deve, repito, pelo avanço da vacinação."
João Doria (PSDB), governador de São Paulo

Veja como fica o calendário letivo para 2022 nas escolas estaduais de São Paulo:

  • Recuperação nas férias: entre 4 e 21 de janeiro;
  • Início do ano letivo: 2 de fevereiro;
  • Primeiro recesso: entre 18 e 22 de abril
  • Férias de julho: entre 11 e 25 de julho
  • Recuperação nas férias: entre 11 e 22 de julho
  • Segundo recesso: entre 10 e 14 de outubro
  • Encerramento do ano letivo: 23 de dezembro

Fim do distanciamento

A partir de hoje, as escolas podem receber todos os alunos ao mesmo tempo, sem respeitar o distanciamento de um metro entre os estudantes —protocolo sanitário que era obrigatório até semana passada.

Desta forma, 75% das escolas da rede, que não tinham espaços para receber todos os alunos simultaneamente e ainda respeitar o distanciamento, agora podem.

No dia 18, o estado determinou que a presença dos alunos voltasse a ser obrigatória. As escolas particulares e municipais, que não são vinculadas ao Conselho Estadual de Educação, têm autonomia para decidir seguir a determinação.

A presença só não é obrigatória para:

  • gestantes e puérperas;
  • estudantes com comorbidades com idade a partir de 12 anos que não tenham completado seu ciclo vacinal contra covid-19;
  • menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para covid-19, para as quais não há vacina aprovada no país;
  • estudantes em condição de saúde de maior fragilidade à covid-19, mesmo com o ciclo vacinal completo (obrigatória prescrição médica).