Topo

Esse conteúdo é antigo

Professor e alunos queimam máscaras em churrasqueira em escola de SP; veja

Ana Paula Bimbati

Do UOL, em São Paulo

19/03/2022 23h38

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um professor e alunos de uma escola pública de São Paulo queimando máscaras de proteção contra covid-19 em uma churrasqueira.

O caso aconteceu na sexta-feira (18), um dia após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciar a desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados, incluindo escolas. A exceção se aplica para transporte público e unidades de saúde.

Nas imagens, é possível ver uma churrasqueira em frente à lousa e os alunos em volta dela. Uma pessoa joga álcool e o fogo começa a queimar as máscaras.

"Professor, coloca fogo", diz um dos alunos. "Estamos livres desse coronavírus". Em determinado momento, o docente fica ao lado da churrasqueira e posa para fotos tiradas pelos estudantes.

As cenas foram gravadas em uma sala de aula da escola estadual Francisco de Paula Vicente de Azevedo, no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo.

Em nota enviada ao UOL, a secretaria estadual de Educação informou que o caso foi registrado na Placon, plataforma que monitora as ocorrências e o dia a dia escolar.

Segundo a pasta, a equipe da escola fará um trabalho de conscientização com os alunos e professores. Além disso, uma reunião foi marcada para segunda-feira (21) com os responsáveis dos alunos que estavam com o docente na hora do ocorrido.

A secretaria disse ainda que lamenta o caso e repudia qualquer ação que coloque em risco a segurança dos alunos.

"Assim que tomou conhecimento, a direção da escola advertiu o professor e a Diretoria de Ensino está pedindo o afastamento do professor das atividades docentes a partir de segunda-feira", informou a pasta.

Caso expõe alunos, diz sindicato de professores

A Apeoesp (sindicato dos professores do estado de São Paulo) repudiou o caso e afirmou que, "além do negacionismo, o fato expõe crianças, adolescentes e todas as demais pessoas da escola ao risco, desrespeitando-se também as mais elementares normas de segurança".

O sindicato criticou ainda a decisão do governo de São Paulo de desobrigar o uso das máscaras e que essa atitude "cria ambiente propício a atitudes como a do professor".

"A pandemia ainda não acabou. Não devemos deixar de usar máscaras e manter os cuidados contra o novo coronavírus", justificou a Apeoesp.