Topo

Esse conteúdo é antigo

MEC suspende por 60 dias a implementação do novo ensino médio

Implementação do novo ensino médio foi suspenso pelo MEC - Alyne Pinheiro/Secretaria de Educação de Pernambuco
Implementação do novo ensino médio foi suspenso pelo MEC Imagem: Alyne Pinheiro/Secretaria de Educação de Pernambuco

Do UOL, em São Paulo

05/04/2023 06h36Atualizada em 05/04/2023 09h03

O Ministério da Educação suspendeu por 60 dias a implementação do cronograma do novo ensino médio. A portaria com a suspensão foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

O que aconteceu?

A suspensão foi publicada após a conclusão da consulta pública para avaliar e reestruturar a política nacional. O prazo já começa a valer a partir de hoje.

O anúncio também ocorre após o ministro Camilo Santana se reunir com Lula ontem. Nessa reunião, o chefe da pasta disse ter abordado outros temas com o presidente, como programas de alfabetização e escolas em tempo integral.

Implantação foi 'atropelada', diz ministro

Em pronunciamento feito ontem, Camilo Santana disse que houve muita reclamação durante o processo de implementação do cronograma.

O processo da implantação [do novo ensino médio] foi atropelado e há uma reclamação muito forte dos setores. Vamos manter o diálogo."

O ministro também justificou que a suspensão seria necessária para analisar os problemas da reforma. Depois disso, será tomada decisão definitiva, segundo Santana.

Avaliamos que houve erro na condução da execução [da reforma]. Não houve orientação, não houve formação de professores, nem adaptação para infraestrutura das escolas. Não se faz uma mudança no ensino de uma hora para outra. Faltou diálogo e eu como governador senti isso à época."

O que dizia a portaria anterior?

O texto previa a implementação da reforma em todos os anos do ensino médio até 2024. As avaliações como o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Enem também passariam por alterações até o ano que vem.

A reforma foi aprovada em 2017 durante o governo Temer (MDB) por uma medida provisória.