História de São Judas Tadeu: Conheça a origem do santo das causas perdidas

Conhecido como santo das causas perdidas ou impossíveis, São Judas Tadeu é celebrado por fiéis em todo o mundo neste sábado, 28 de outubro. A existência histórica do apóstolo é defendida com maior facilidade em comparação a outros santos.

Ele foi um dos apóstolos e sua história está intrinsecamente ligada à de Cristo. É importante destacar que, apesar da semelhança de nome, ele não deve ser confundido com Judas Iscariotes, que traiu Jesus. Uma confusão que, segundo alguns, fez com que ele sofresse muito preconceito.

Acadêmicos e estudiosos argumentam que São Judas Tadeu tinha uma relação especialmente estreita com Jesus, sugerindo que eram parentes. Ele nasceu na região da Galileia e seus pais, Alfeu e Maria Cléofas, tinham laços de parentesco com Jesus. O pai de São Judas Tadeu era irmão de São José e sua mãe era prima-irmã de Maria.

Na tradição ele é chamado de Judas, irmão de Tiago. Então, supostamente, irmão de Jesus também. Mas o termo 'irmão', em grego, não significa necessariamente irmão de sangue, mas pessoas que moravam na mesma casa, que moram juntos. Primos eram chamados de irmãos, Junior Vasconcelos do Amaral, padre e professor na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais, em entrevista ao UOL.

Popular entre os brasileiros, especialmente entre os torcedores do time Flamengo, São Judas Tadeu também é reverenciado como o padroeiro da Armênia. O santo desempenhou um papel significativo na disseminação do cristianismo nesse país, sendo um dos pioneiros nessa missão. Além disso, São Judas Tadeu é creditado como o autor da Epístola de Judas, um dos livros integrantes do Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

Através de seus ensinamentos, Judas Tadeu alertou contra a influência de falsos mestres e promoveu os princípios essenciais de uma vida cristã. Sua pregação resultou na conversão de um grande número de pagãos, o que despertou a hostilidade dos sacerdotes na Pérsia, onde ele teria morrido a golpes de lanças e machados no dia 28 de outubro do ano 70.

O santo é representado com um livro, que simboliza a pregação e a machadinha, com a qual foi morto. Seus restos mortais, após terem sido guardados no Oriente Médio e na França, foram transferidos para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A oração de São Judas Tadeu:

São Judas Tadeu,
Glorioso Apóstolo,
Fiel servo e amigo de Jesus!
A Igreja vos honra e invoca por todo o mundo
como Patrono dos casos desesperados
e dos Negócios sem remédio.
Rogai por mim que estou desolado.
Eu vos imploro, fazei uso do privilégio
Que tendes de trazer socorro imediato,
Onde o socorro desapareceu quase que por completo.
Assiste-me nesta grande necessidade,
Para que eu possa receber as consolações e auxílio
Do céu em todas as minhas precisões, tribulações e sofrimentos.
São Judas Tadeu, lembrar-me-ei sempre deste grande favor
E nunca deixarei de vos louvar e honrar como meu especial
E poderoso patrono
E fazer tudo que estiver ao meu alcance
Para espalhar a Vossa devoção por toda parte.
Amém.
São Judas Tadeu rogai por nós.

Deixe seu comentário

Só para assinantes