Com mais inscritos, primeiro dia de Enem 2023 sob Lula 3 acontece hoje

Mais de 3,9 milhões de pessoas inscritas para o Enem 2023 podem participar hoje (5) do primeiro dia de prova. Esta é a primeira aplicação do exame sob o terceiro mandato do presidente Lula (PT).

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou ontem (4) que haverá fornecimento de eletricidade nos locais de realização do Enem em São Paulo - na capital paulista, 84 escolas chegaram a ficar sem luz devido ao temporal que atingiu a cidade na sexta-feira (3). A pasta diz que as concessionárias deverão alocar geradores para garantir que haja fornecimento de energia elétrica nos locais afetados, caso não seja restabelecido pelo sistema de distribuição até o início da prova.

O que aconteceu

Depois de três anos de queda no número de inscritos, houve aumento de cerca de 15% em 2023. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Enem passou por tentativas de interferência, turbulências e registrou o menor número de inscritos em 17 anos — 3,4 milhões em 2022.

O exame é a principal porta de entrada ao ensino superior no país. Com o resultado do Enem, os candidatos podem se inscrever no Prouni, programa de bolsas em universidades particulares, no Fies, mecanismo de financiamento, ou no Sisu, que oferta vagas nas instituições federais.

As mudanças do Enem com o novo ensino médio, previstas para a edição do próximo ano, foram adiadas pelo governo Lula. No primeiro semestre, uma consulta pública foi aberta para discutir o atual formato — após as contribuições e reuniões com especialistas e representantes da área, um projeto de lei com as novas alterações foi entregue ao Congresso.

Nosso objetivo é aprovar as mudanças no ensino médio ainda este ano e, em 2024, discutir alterações para o Enem 2025.
Camilo Santana, ministro da Educação

O Inep pode assegurar que a elaboração das provas do Enem foi conduzida com total autonomia pelas equipes, sem nenhum tipo de intervenção. Garanto que não vi nenhum item da prova e todos os critérios de qualidade foram seguidos.
Manual Palácios, presidente do Inep

Como será o primeiro dia de prova

Os candidatos terão de responder 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de produzir uma redação de até 30 linhas. Os portões serão fechados às 13h (horário de Brasília) e a prova deve começar às 13h30.

Continua após a publicidade

A redação tem um peso grande no resultado final. Os candidatos podem ser reprovados caso escrevam um texto de até sete linhas ou fujam do tema proposto pelo exame.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h. A prova será encerrada às 19h — os candidatos podem sair com no mínimo duas horas de duração.

O segundo dia de exames acontece em 12 de novembro. Os candidatos terão de responder 90 questões de matemática e ciências da natureza. A prova tem início no mesmo horário, mas encerra às 18h30.

O que levar para o Enem

Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Como a máquina responsável por fazer a leitura do gabarito não detecta a cor azul, ela não é permitida.

Documento de identidade original e com foto. RG e CNH são aceitos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Cartão de confirmação da inscrição.

Problemas com local de prova

Na edição de 2023, o local de prova se tornou um problema para parte dos inscritos. Nas redes sociais, os candidatos afirmavam que foram colocados para fazer o Enem em lugares a mais de 30 km de suas casas.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirmou que cerca de 1% dos inscritos foram afetados por um erro da empresa responsável pela aplicação da prova. Os prejudicados poderão fazer o Enem em dezembro e os custos ficarão a cargo da empresa, disse o ministro da Educação.

Camilo afirmou que a vencedora da licitação para aplicar o Enem ainda não havia trabalhado com a prova. A reportagem procurou a Cebraspe, que ganhou o processo, mas a empresa explicou que não poderia responder pois não tinha autorização do Inep.

Os inscritos que não puderem comparecer ao local designado no dia do exame terão a oportunidade de fazer a prova em outra data: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente. A metodologia do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes.
Inep em publicação nas redes sociais

Deixe seu comentário

Só para assinantes