Oração à Nossa Senhora da Conceição: como rezar para a santa

A festa litúrgica de Nossa Senhora da Conceição, a santa venerada pela Igreja Católica, ocorre em 8 de dezembro, data que se torna feriado em muitas cidades brasileiras, incluindo Campinas (SP), Teresina (PI), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), entre outras.

Esta celebração possui um significado especial para os falantes de língua portuguesa, pois Nossa Senhora da Conceição é a padroeira não apenas de Portugal, mas de toda a lusofonia. Além disso, ela também é reconhecida como padroeira dos Estados Unidos.

No Brasil, a devoção a Nossa Senhora da Conceição está intrinsecamente ligada a Nossa Senhora Aparecida. Afinal, a imagem da futura padroeira do Brasil é, na verdade, uma representação de Nossa Senhora da Conceição. Essa conexão explica a importância significativa desta data no país.

Confira, abaixo, a oração em devoção à santa e conheça a história da padroeira de Portugal.

Oração à Nossa Senhora da Conceição

Santa Maria,
Rainha dos céus,
Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,
Senhora do mundo,
que a nenhum pecador desamparais nem desprezais;
Lançai sobre mim vosso olhar Imaculado
e alcançai-me de Vosso amado Filho
o perdão de todos os meus pecados,
para que eu, que agora venero com devoção
a Vossa santa e Imaculada Conceição,
mereça alcançar o prêmio da vida plena nos céus .
Por intermédio do vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor,
que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre.
Amém.

A história de Nossa Senhora da Conceição

Para compreender Nossa Senhora da Conceição, é essencial entender o conceito de "Nossa Senhora" na Igreja Católica. Todos esses títulos, como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Aparecida, referem-se a manifestações específicas da Virgem Maria.

No caso de Nossa Senhora da Conceição, estamos lidando com o conceito da Imaculada Conceição.

Continua após a publicidade

A devoção a Nossa Senhora da Conceição remonta ao século XV, enquanto o dogma da Imaculada Conceição foi estabelecido em 1854 pelo Papa Pio IX. Esse dogma afirma que Maria foi preservada do pecado original e concebida sem mancha.

O título "Nossa Senhora da Conceição" está associado à concepção de Jesus em seu ventre, onde Maria foi preservada da mancha do pecado original.

Festa da santa vem do século 15

A festa em honra a Nossa Senhora da Conceição tem raízes antigas, sendo oficialmente celebrada pela Igreja Católica desde 1477, por ordem do Papa Sisto IV.

Em Portugal, a devoção à santa cresceu ao longo do tempo, levando-a a ser considerada a padroeira da nação em 1646. Com isso, as colônias lusitanas, incluindo o Brasil, passaram a tê-la como padroeira.

O padre Felipe Cosme Damião Sobrinho esclarece que a virgindade de Maria é uma questão independente da preservação do pecado original. Maria foi preservada antes de nascer, e sua virgindade perpétua refere-se à total consagração a Cristo.

Continua após a publicidade

Assim, a festa de Nossa Senhora da Conceição, celebrada em 8 de dezembro, representa uma tradição secular que une a devoção mariana à história e cultura das regiões que a reverenciam.

* Com informações de reportagem publicada em 08/12/2021.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes