Topo

Halloween: origem e símbolos nada tinham a ver com bruxas; entenda a data

Halloween: data combina diversas tradições ancestrais dos povos europeus - Getty Images
Halloween: data combina diversas tradições ancestrais dos povos europeus Imagem: Getty Images

Jurema Aprile

Especial para o UOL Educação

31/10/2022 04h00

Os celtas, um povo que viveu há muito tempo na região onde hoje ficam a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda, bem antes do nascimento de Jesus Cristo, comemoravam o Dia de Samhain (pronuncia-se "so-in") em 31 de outubro. Era o fim da "temporada do sol" e o começo do frio, quando chegava o inverno e a terra congelava. A data marcava também a abertura de um portal entre o mundo dos mortos e o dos vivos.

As pessoas acreditavam que, nesse dia, as almas dos mortos saiam à procura dos vivos, e tinham muito, muito medo dessa "visita" anual. Daí resolveram se vestir da forma mais estranha possível nessa data, para não parecerem humanos e despistarem os espíritos.

Tempos depois, há quase dois mil anos, os celtas foram conquistados pelos romanos, que eram guerreiros e dominavam novas terras e povos.

Seus costumes e festivais se misturaram com os do lugar: eles comemoravam o Dia de Pomona na mesma época do Samhain.

Pomona era uma deusa que protegia a agricultura, as frutas e os jardins. Assim, verduras e maçãs, simbolizando fartura de alimentos para as colheitas do ano seguinte, foram incluídas na antiga festa celta.

Feriado de Todos os Santos

educação - Svetikd/ Getty Images - Svetikd/ Getty Images
Festa de Dia das Bruxas
Imagem: Svetikd/ Getty Images

Quase mil anos mais se passaram, e o feriado foi somado ao que a Igreja comemorava em primeiro de novembro, chamado de All Hallows Day (Dia de Todos os Santos, em inglês). E o dia anterior, o 31 de outubro, ficou conhecido como Hallows Eve, ou "véspera de Todos os Santos", dando origem ao nome que conhecemos hoje, Halloween.

Mas as pessoas não esqueceram as festas originais dos celtas e continuaram a acender fogueiras e dançar em volta, fantasiadas de esqueletos, diabinhos, fantasmas e monstros, enfeitando as casas com lanternas feitas de abóboras escavadas e iluminadas por dentro com a chama de uma vela. E conservaram várias das superstições desse festival.

Por exemplo, se uma moça descascar uma maçã sem romper a casca e atirá-la para trás, por cima do ombro, à meia-noite, ao cair no chão ela formará a primeira letra do nome de seu futuro marido. Na Irlanda, as crianças iam de casa em casa pedindo alimentos para comemorar a noite de Halloween, o que deu origem ao hábito de pedir doces dizendo: "gostosuras ou travessuras!"

No Brasil, viva o Saci

educação - Divulgação - Divulgação
O Saci-Pererê de Ziraldo: resistência contra o Halloween
Imagem: Divulgação

Como você pode ver, o Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, combina várias tradições muito antigas dos povos da Europa, e, mais tarde, da América do Norte. Hoje, essa data é comemorada principalmente na Inglaterra, na Irlanda, nos Estados Unidos e no Canadá, mas existem festividades também no Brasil.

Vários grupos ligados ao folclore brasileiro, isto é, nossa cultura popular, protestam contra a adoção dessa festividade "importada". E criaram o Dia do Saci, em 31 de outubro, para valorizar as lendas brasileiras. Caso você queira conhecer ou aderir a essa causa conheça o site da SoSaci - Sociedade dos Observadores de Saci.