Topo

Escola com pior nota nos anos iniciais no Ideb 2011 em Alagoas ainda nem iniciou o ano letivo

Mensagem na porta da escola informa a pais e alunos sobre o as obras e o início das aulas - Beto Macário/UOL
Mensagem na porta da escola informa a pais e alunos sobre o as obras e o início das aulas Imagem: Beto Macário/UOL

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

21/08/2012 12h00Atualizada em 21/08/2012 18h33

As aulas ainda não começaram na Escola Estadual Professor Luiz Carlos, estabelecimento que amarga o pódio no ranking entre as 20 escolas que obtiveram pior desempenho na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Alagoas. O Estado também acumula a lanterninha numa lista com as notas do Ideb, tanto para os anos iniciais (1º a 5º anos) quanto para os anos finais (6º ao 9º) do fundamental. 

A previsão para o começo do ano letivo é dia 28 de agosto. Um cartaz colado na porta da escola avisa: os pais devem estar presentes no início das aulas para saberem como será o calendário do primeiro semestre.

O prédio da escola não tem condições de receber os alunos pois está em reforma. O problema está sendo causado pelo atraso nas obras feitas nesta e em outras unidades do Estado, iniciadas durante o recesso escolar. Segundo a SEE (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte), além da Escola Estadual Professor Luiz Carlos, outros 13 estabelecimentos estão sem funcionamento.

A dona de casa Francisca Maria da Silva, 43, espera ansiosa o início das aulas, pois já não aguenta mais ver a filha, Mariana Silva, 11, ficar na frente da televisão o dia todo. “Não tenho condições de pagar uma escola particular. Tentei transferi-la para outra escola, mas não consegui. A gente fica numa situação difícil sem saber o que fazer com essa menina o dia todo ociosa em casa em vez de estar estudando.”

Nota baixa

Localizada em Maceió, a Escola Estadual Professor Luiz Carlos obteve nota 1,2 no Ideb 2011 para os anos iniciais, enquanto a meta era de 3,6. A nota do Brasil no índice foi 5 para esta etapa. A instituição parecia estar em um caminho de aumento das notas: depois de ficar com 2,4 nos anos de 2005 e 2007, ela havia conseguido obter 3,0 em 2009. O Ideb é calculado a cada dois anos.

Ideb 2011: saiba quais são as melhores escolas públicas do país

BrasilACALAPAMBACEDFGOESMAMTMSMG
PAPBPRPEPIRJRNRSRORRSCSPSETO

Segundo os dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação), 18 das 20 escolas que obtiveram pior desempenho estão localizadas no interior do Estado. É o caso da Escola Estadual Anália Tenório, na cidade de Olho d’Água Grande (a 156km de Maceió). A escola ficou com nota 1,7, enquanto deveria ter atingido 2,8. Todas as 20 piores notas das escolas em Alagoas variaram entre 1,2 e 1,9 – abaixo das metas para 2011.

Nota 1,7

Outra escola estadual localizada na capital alagoana que também obteve resultado ruim foi a José Correia da Silva Titara, localizada no Cepa (Centro Educacional de Pesquisas Aplicada), no bairro do Farol. A escola ficou em 3º lugar na lista das 20 piores notas em Alagoas com o resultado de 1,7 enquanto deveria, segundo a meta estabelecida pelo MEC, ter alcançado a nota 5,0.

O UOL visitou a José Correia da Silva Titara na última sexta-feira (17) e encontrou muita reclamação dos alunos. A estudante Ana Paula Vieira, 19, que cursa o 1º ano do magistério, se mostrou espantada com a nota que a escola tirou. Para ela, a escola pelo menos deveria ter obtido a projeção do MEC, com nota de 5,0 e classificou a nota como “vergonhosa”.

“É uma vergonha para nossa escola que oferece o curso de magistério. Estou estudando para me tornar professora e já vejo as deficiências em sala de aula para conseguir me capacitar”, disse a jovem.

Uma outra aluna, que pediu para não ser identificada, também reclamou da falta de estrutura e professores para reverter o desempenho da escola. “Nossa escola está concluindo hoje [sexta-feira, 17] o primeiro semestre. É uma das que estão em uma situação mais confortável, mas me espantei com a nota”, disse a estudante, reclamando que a irmã cursa 6º ano pela manhã e ainda não teve aula de química “por falta de professor”.

Enquanto a reportagem do UOL esteve nas dependências da unidade, no fim da tarde da sexta-feira (17), ninguém da direção apareceu para comentar o assunto, apesar de a reportagem ter pedido contato com os responsáveis.

Outro lado

Apesar de a reportagem do UOL ter enviado um e-mail com questionamentos específicos o que poderia ter ocorrido com as escolas Professor Luiz Carlos e José Correia da Silva Titara que não obtiveram notas boas no Ideb, a SEE não comentou o desempenho das notas das duas unidades da rede estadual de ensino.

Em nota, a SEE afirmou que 67 escolas da rede estadual alcançaram notas acima da projeção do Ideb 2011 e destacou que “assim como o restante do país, o Estado apresentou desempenho abaixo do esperado no ensino médio, que caiu de 3,1 em 2009 para 2,9 em 2011.”

“Em 2014, quando será divulgado o Ideb de 2013, a educação de Alagoas estará em outro patamar. Para que isso aconteça, estamos investindo em diversas frentes, como a modernização da gestão escolar, melhoria da infraestrutura escolar e ampliação da informatização das unidades”, disse o secretário Adriano Soares, titular da pasta, por meio de nota.

O secretário ressaltou ainda que a secretaria pretende focar na valorização dos profissionais da educação e que “o Estado está concluindo um novo PCC (Plano de Cargos e Carreiras) que permitirá uma melhor remuneração e ascensão mais rápida na carreira para os servidores.” Dentre as ações, a SEE destacou que até o final deste ano estará realizando concurso público para contratação de novos professores “para suprir as carências existentes em sala de aula.”

Consulte a nota geral do seu Estado

  • Clique sobre o Estado e saiba qual foi seu desempenho no Ideb 2011; para escolher a etapa de ensino selecione nos botões à direita

O que é Ideb

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.

Criado em 2007, o Ideb serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos.

O índice é divulgado a cada dois anos.