Topo

Protesto a favor da educação atrapalha o trânsito no centro de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

07/10/2013 18h49

Uma manifestação bloqueava totalmente a rua da Consolação no sentido bairro, na altura da rua Amaral Gurgel, por volta das 19h40, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O ato reúne manifestantes de vários grupos ligados à educação, como alunos da USP (Universidade de São Paulo) e professores, na região central de São Paulo.

Mais cedo, o grupo chegou a bloquear a avenida Paulista no sentido Consolação.

Segundo a PM (Polícia Militar), há 60 manifestantes na região. Outro grupo se encontrou no centro de São Paulo para a mesma manifestação, a polícia estima em 100 participantes o protesto na região do Theatro Municipal.

No Rio de Janeiro, cerca de 5.000 pessoas se concentram no centro do Rio em uma manifestação em apoio aos professores e contra a violência policial. Os professores estão em greve desde o dia 8 de agosto.

Estudantes

Um grupo de alunos da USP invadiu no final da tarde de terça-feira (1º) a reitoria da universidade. Eles desejavam participar da reunião do Conselho Universitário em que foram decididas mudanças no processo de escolha do reitor. Os universitários pedem eleições diretas, voto paritário e o fim da lista tríplice na eleição para reitor.

A manifestação de hoje também conta com o apoio de estudantes da USP Leste, que ocuparam um prédio administrativo da universidade na semana passada. Eles querem que a USP adote medidas para descontaminação do solo e pedem eleições diretas para a reitoria.