Topo

MEC cria programa para formação continuada de professores do ensino médio

Do UOL, em São Paulo

25/11/2013 11h09Atualizada em 26/11/2013 09h04

O MEC (Ministério da Educação) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25) a portaria que institui o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Com o programa, o MEC e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso com a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas. 

A formação ocorrerá em cursos de aperfeiçoamento ou extensão nas IES (instituições de ensino superior públicas). As instituições de ensino serão definidas pelo MEC, "ouvidas as secretarias estaduais e distrital de educação". 

O programa prevê pagamento de bolsas para os professores no valor de R$ 200 por mês. As bolsas serão concedidas por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).  

Segundo a portaria, as ações do pacto tem os seguintes objetivos: contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio; promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio; rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. 

Os cursos serão ofertados de forma presencial, com duração de:

  • noventa e seis horas anuais de formação para os formadores regionais, que coordenarão noventa e seis horas anuais de formação aos orientadores de estudo;
  • noventa e seis horas anuais de formação para os orientadores de estudos, que coordenarão duzentas horas anuais de formação aos professores do ensino médio e coordenadores pedagógicos;
  • duzentas horas anuais de formação para os professores do ensino médio e coordenadores pedagógicos, incluindo atividades coletivas e individuais.