Topo

Enem 2020: Como calcular a média da prova?

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Guilherme Botacini

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/01/2021 04h00

As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem ser usadas pelo candidato para o ingresso em universidades públicas e particulares, para a obtenção de bolsas de estudo, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), e ainda para programas de financiamento, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Divulgados só no dia 29 de março, os resultados não são usados da mesma forma em cada uma das possibilidades.

Entenda como calcular a média da prova e por que a nota final não é a simples soma dos acertos.

Cálculo da média

O Enem é constituído por quatro provas (linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas) mais a redação, cada uma com valor máximo de mil pontos.

Após os resultados, o candidato pode calcular a média aritmética somando seu desempenho em cada uma das notas e dividindo o total por cinco, ou seja, o número de provas.

Para se candidatar a bolsas do Prouni e a financiamentos do Fies, por exemplo, o estudante deve ter uma média acima de 450 e não pode ter zerado a redação.

Por que minha nota não é só a soma dos acertos?

Para corrigir as provas, o Enem usa um método chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item), que atribui pesos diferentes às questões. Isso significa que o Enem considera algumas questões mais difíceis que as outras, embora os candidatos não saibam quais são elas.

Com o método, a prova do Enem minimiza o peso de chutes: um aluno que acerte questões consideradas difíceis, mas erre questões fáceis, é interpretado pelo método como alguém que possivelmente acertou as difíceis chutando.

Sua nota será menor que a de um aluno que acertou as fáceis, mas errou as difíceis, mesmo que tenham acertado um mesmo número total de questões.

Por isso, somar seus acertos não resulta nas notas finais. Como apenas o Enem sabe quais questões são consideradas fáceis e quais são difíceis, só mesmo com o resultado final o aluno saberá seu desempenho em cada prova.

Além disso, quando submeter suas notas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para concorrer a vagas em universidades, o aluno ainda precisa ficar ligado no fato de que cada universidade e curso atribui um peso diferente para as notas finais de cada prova, o que pode impactar na sua colocação.

Enem 2020; veja fotos