Topo

Enem 2021: quais são os assuntos que mais caem em português?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/09/2021 04h00

O conteúdo de português no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está dentro do primeiro dia de prova, que acontece em 21 de novembro. Na data, serão cobradas 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas. Além disso, os estudantes também fazem uma redação.

As versões digital e impressa do Enem têm as mesmas perguntas e vão ser realizadas no mesmo dia. O UOL selecionou, com a ajuda de professores, os temas que mais caem em português.

Segundo o professor Thiago Braga, do Sistema de Ensino pH, existem assuntos que sempre aparecem na prova. Um deles é a interpretação textual e correlação entre textos.

De acordo com ele, é preciso que o aluno tenha uma grande bagagem de leitura durante a vida e que saiba como relacionar dois textos entre si.

"Esse conteúdo é com muito exercício, muita leitura, conhecimento geral da língua. O segundo item é de gêneros textuais. São os tipos de texto e suas funções sociais e objetivas. Por exemplo: uma reportagem. O aluno tem que identificar uma matéria e o que ela faz? Ela informa. Ele precisa entender a função social do texto", afirma.

O professor Nelson Dutra, coordenador de português do Objetivo, concorda com o colega no que diz respeito à necessidade de o aluno já ter um conhecimento de leitura acumulado com o tempo. De acordo com ele, se preparar apenas uma semana antes da prova não tem efeito prático. Mas pode ajudar psicologicamente.

A preparação para o Enem é a leitura que o aluno fez durante a vida escolar e até fora da vida escolar. E é muito importante a gente ter um planejamento para fazer a prova. Então, ele tem que prestar muita atenção no fecho da questão. Porque toda a questão é uma espécie de polígono de possibilidades.
Nelson Dutra, coordenador de português do Objetivo

Outro tópico muito frequente é o da função da linguagem. "Todo texto é centrado em um elemento da comunicação. Função emotiva, por exemplo, a gente encontra muito em poema; já a apelativa é encontrada muito em propaganda", diz Braga.

Além disso, o professor também lembra que um conteúdo muito importante no Enem é a variação linguística e o preconceito linguístico.

De acordo com ele, a prova trata de diferenças regionais, de idade, de registro formal e informal, para que o aluno não hierarquize as variações e para que entenda que a função da língua é sempre comunicar.

"A gente precisa lembrar que é uma prova de linguagens. Cai muito a análise de estéticas artísticas. Então, a gente percebe pintura, escultura, música em certa medida. Mas eles precisam conhecer diferentes estéticas artísticas", diz.

Veja os cinco assuntos que mais caem em português

  • Interpretação textual e correlação entre textos;
  • Gêneros e tipologias textuais;
  • Funções da linguagem;
  • Variação linguística;
  • Análise de estéticas artísticas de diversos gêneros.