Topo

Três deixam sala antes das 15h e são eliminados do Enem

26/10/2013 17h25

Rio - No primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), três candidatos que faziam a prova na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), deixaram a sala antes das 15 horas e foram eliminados. O edital que regulamenta o Enem elenca entre as situações que acarretam eliminação entregar a prova antes de completadas duas horas de exame.

Veja também

  • Rodrigo Lima/UOL

    Rio: Candidato saiu do Enem após 1h15; MEC diz que ele está eliminado

  • Em Curitiba, primeira a sair do Enem 2013 classifica prova de "difícil"

  • Reprodução

    MEC elimina 21 candidatos que postaram fotos do Enem na internet

Segundo o Ministério da Educação, o aplicador costuma alertar sobre o tempo mínimo da prova, mas, ainda que não faça isso, a situação deve ser conhecida pelo candidato, que tem a obrigação de ler o edital.

Alex da Costa, de 33 anos, foi o primeiro a deixar a Uerj após o prazo legal de duas horas de prova. "Terminei praticamente na hora em que se completou o prazo mínimo", contou. Costa tenta cursar Administração.

Caroline Pacheco, de 20 anos, também saiu logo depois de completadas duas horas. "Deixaram claro que não podíamos entregar (o exame) antes", afirmou.

Já Dominique Mantuano, de 19 anos, perdeu a hora, chegou atrasada na UERJ e não pode realizar o exame. Dominique contou que ficou até as 7h deste sábado estudando. Ao dormir, programou o celular para despertá-la às 11h, mas não ouviu o aparelho tocar e só acordou ao meio-dia. Moradora do Méier, na Zona Norte do Rio, ela foi de ônibus até a UERJ, mas chegou lá segundos após o fechamento dos portões, às 13h.

"Como trabalho durante o dia, só podia estudar à noite. Por isso fiquei acordada durante a madrugada", contou a estudante, que pretendia cursar a faculdade de Letras na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Dominique já havia feito o exame no ano passado, mas desistiu do curso de pedagogia .

Neste sábado foram aplicadas 90 questões de múltipla escolha de Ciências Humanas e suas Tecnologias (45) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45). O tempo máximo de prova é de 4 horas e meia.

No domingo, 27, segundo e último dia de avaliação, serão aplicadas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.