Topo

Matemática

Unidades de comprimento - O sistema métrico

Da Redação, Em São Paulo

Qual a distância de sua casa à escola? Quanto mede uma folha de papel sulfite? Qual o tamanho do seu quarto? Para medir todas essas grandezas, você utilizou unidades de comprimento.
No Brasil, como na maior parte do mundo, é utilizado o sistema métrico - isto é, que tem o metro como unidade central. O metro, como unidade de comprimento, faz parte também do Sistema Internacional.
Na hora de medir comprimentos, você deve escolher qual grandeza mais apropriada. Imagine que medir a distância da viagem de São Paulo a Rio de Janeiro em metros resultaria em um número muito alto (430000 metros). Ou que medir a sua altura, em quilômetros, por exemplo, obrigaria você a utilizar um número muito pequeno (ninguém diz que tem 0,0016 km de altura!)
Para isso existem diferentes grandezas de unidade de medida:

Unidades de medida

QuilômetroHectômetroDecâmetroMETRODecímetroCentímetroMilímetro
Kmhmdammdmcmmm
1000 m100 m10 m1 m0,1 m0,01 m0,001 m

O sistema métrico é decimal, isto é, baseado em grandezas que têm 10 como base. Para passar de uma unidade para outra, basta multiplicar (ou dividir) por 10 e seus múltiplis: 100, 1000...
A transformação das unidades de medida pode ser feita com ajuda da notação científica, que utiliza as potências de base 10.

 

Matemática