Topo

Enem 2014: 65 candidatos são eliminados por uso de celular

Do UOL, em Brasília

08/11/2014 19h43

O MEC (Ministério da Educação) informou neste sábado (8) que 65 candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram eliminados por usarem celular durante a prova.

O uso de celulares e de outros equipamentos eletrônicos durante a realização do exame é proibido. De acordo com o MEC, em 2013, 47 estudantes foram eliminados por postarem foto em redes sociais ao fazer o exame.

Minutos após o fechamento dos portões e o início da prova, alguns candidatos postaram fotos de gabaritos em seus perfis nas redes sociais.

O MEC e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) monitoraram as postagens relacionadas ao Enem nas redes sociais por todo o dia. Para o ministro Henrique Paim (Educação) a aplicação do exame neste primeiro dia correu “dentro da normalidade”.

“O Ministério da Educação e o Inep estão atentos à aplicação do exame. Agradecemos a todos os parceiros e desejamos uma boa prova a todos neste domingo (9)”, disse o ministro por meio da assessoria de imprensa do MEC.

O ministro já havia alertado ontem (7), em coletiva de imprensa em Brasília, que fiscalizaria “com mais rigor” ações irregulares como postagens nas redes sociais por candidatos realizando a prova.

Par isso, neste ano o MEC preparou um forte esquema de segurança para evitar fraudes e “selfies” durante a prova. Os profissionais que atuaram na aplicação e fiscalização do exame foram treinados para abordar atitudes suspeitas.

Também foram usados mais de 17 mil detectores de metal para identificar equipamentos eletrônicos. O uso de celulares durante a avaliação é proibido e pode eliminar o candidato flagrado cometendo uma irregularidade.

O Enem 2014 teve 8.721.946 candidatos inscritos. A prova foi aplicada em 1.752 municípios espalhados por todo país. Foram utilizadas 242.948 salas para aplicação do exame em 17.367 diferentes locais de provas. Os gabaritos das provas serão divulgados até a próxima quarta-feira (12) no site do Enem.