Topo

Prova do Enem 2019 já está na gráfica para impressão, diz Inep

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

02/07/2019 17h52Atualizada em 02/07/2019 19h04

A mídia digital que contém as questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 já está na gráfica responsável pela impressão das provas. Neste ano, o exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro.

A informação foi dada hoje por Camilo Mussi, presidente substituto do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame, durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados.

Mussi afirmou que a mídia foi entregue à gráfica na última sexta-feira (28), três dias antes do previsto pelo cronograma de operação logística do Enem deste ano.

"O Enem está sendo preparado com rigor e vai ser realizado como previsto", disse.

A impressão dos cadernos de prova do Enem está a cargo da gráfica Valid, que assinou um contrato de R$ 151,7 milhões com o Inep. A empresa foi contratada com dispensa de licitação após a RR Donneley, que imprimia as provas do Enem desde 2009, anunciar falência em abril deste ano.

Mussi negou que a troca da gráfica possa causar atrasos no Enem e disse que o Inep e a PF (Polícia Federal) trabalham para garantir a segurança da prova. Segundo ele, a PF realizou duas visitas técnicas na gráfica na semana passada e não encontrou problemas no local.

"Na quinta-feira, a PF esteve lá pessoalmente, verificou a área para impressão e deu o OK. Na sexta-feira, esteve lá novamente. Os técnicos do Inep estão na gráfica acompanhando [o processo de impressão]", disse.

Segundo o presidente substituto do Inep, a mídia com as questões do Enem passará agora por um processo de diagramação. A produção das provas terá início no dia 22 de julho e deve se estender até 3 de setembro. Depois disso, os cadernos impressos serão armazenados em um local seguro.