Tema da redação do Enem 2019 abriu espaço para defender Lei Rouanet
Resumo da notícia
- Redação do Enem 2019 aborda "Democratização do acesso ao cinema no Brasil"
- Lei Rouanet poder ser usada para discutir a promoção do acesso ao cinema
- Alas do governo Bolsonaro já criticaram a Lei Rouanet como um mecanismo de incentivo e financiamento público
O tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 sob o governo de Jair Bolsonaro (PSL), "Democratização do acesso ao cinema no Brasil", abre espaço para os estudantes argumentarem sobre a Lei Rouanet, um mecanismo criado para estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural.
De acordo com especialistas ouvidos pelo UOL, o candidato poderia abordar a Lei Rouanet, caso ele fosse problematizar questões de políticas públicas e leis de incentivo para a promoção do acesso ao cinema. A Lei também pode ser citada no texto como uma proposta de intervenção.
"O tema desse ano abre espaço para discussão da Lei Rouanet. Quando a gente pensa em acesso ao cinema, também estou falando de produções nacionais. A Lei pode ser um dos argumentos abordados pelo candidato", avalia o professor Antunes Rafael dos Santos, diretor do Colégio Oficina do Estudante.
O professor acredita que essa questão é polêmica, mas reflete um tema importante para a sociedade. "Existe uma brecha e possibilidade de que os candidatos possam articular favoravelmente ao que contraria, de certa forma, as crenças do atual governo".
Alas do governo Bolsonaro já criticaram a Lei Rouanet como um mecanismo de incentivo e financiamento público. O governo também barrou repasses de fundos para produções que já haviam sido aprovadas e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) teve verbas bloqueadas. Críticos do governo também avaliam que a Agência Nacional de Cinema, a Ancine, vem sendo desmontada pelo governo.
Para Maria Catarina Bozio, coordenadora de Redação do Poliedro, em termos de proposta de intervenção, o fortalecimento das políticas da Ancine e Lei Rouanet são caminhos que os estudantes podem seguir. " Os caminhos, dependendo do desenvolvimento do candidato, é pensar no fomento, que garanta ingressos mais baratos, e em exibições em locais públicos para garantir o acesso mesmo em cidades que não tenham esse aparelho cultural disponível", sugere.
Textos de apoio
A redação trouxe quatro textos motivadores. O primeiro cita dois pioneiros do cinema, Georges Méliès e Lumière. O segundo mostra a visão do pensador Edgar Morin sobre cinema. "São textos motivadores que fala do bem cultural e da invenção do cinema", avalia Sérgio Paganim, do Curso Anglo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.