Topo

Enem: candidato prejudicado por problema logístico poderá pedir nova prova

Fernando Moraes/Folhapress
Imagem: Fernando Moraes/Folhapress

Carolina Cunha

Colaboração para o UOL 

10/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Pedido para a reaplicação da prova pode ser feito pela Página do Participante
  • Inep irá avaliar caso a caso
  • Só serão considerados pedidos feitos por problemas de logística e desastre natural

Quem tiver problemas para chegar ao local da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 por motivos de logística ou situações adversas poderá solicitar a reaplicação do teste, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A segunda prova do Enem 2019 será aplicada hoje e trará questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. O UOL faz a correção online e o gabarito extraoficial em parceria com o Objetivo.

No último domingo (3), quase 4 milhões de brasileiros fizeram a primeira prova do Enem 2019 e houve casos de pessoas com problemas para chegar ao local de prova. Em Ribeirão Preto (SP), uma estudante alega que perdeu o exame por erro no endereço do cartão de confirmação. A mesma situação aconteceu com um jovem em Goiânia (GO). Em Manaus (AM), um ônibus não parou no ponto e primos ficaram sem fazer o exame.

Segundo o Inep, os candidatos que se sentirem prejudicados poderão solicitar uma nova aplicação do teste a partir do dia 11 de novembro, pela Página do Participante. O prazo para registrar a reclamação é até cinco dias úteis. Os casos serão julgados, individualmente, pela Comissão de Demandas do instituto.

Os participantes que sentiram alguma indisposição ou problema de saúde e tiveram que sair da sala onde estava sendo aplicada a prova não terão direito à reaplicação, segundo as regras do exame.

Problemas logísticos

O Inep poderá reaplicar o Enem para candidatos que foram afetados por problemas logísticos, como:

  • Desastres naturais que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local;
  • Falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural;
  • Erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que leve ao comprovado prejuízo do participante.

Resultado da solicitação

A aprovação ou reprovação da solicitação será divulgada na Página do Participante. O candidato que tiver o pedido aceito pelo Inep, poderá fazer a prova nos dias 10 e 11 de dezembro.

Os casos de participantes que não fizeram o exame no primeiro domingo por motivos que não são previstos no edital podem receber os esclarecimentos pelos canais de comunicação do Inep.

O Fale Conosco do instituto pode ser acessado pelo telefone, no número 0800 616161, ou por computador, por meio do autoatendimento.