Topo

Tudo o que você precisa saber para não ser eliminado no Enem 2019

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

09/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Os portões se abrem ao meio-dia e fecham às 13h
  • Documento com foto e caneta preta são itens obrigatórios para realização do exame
  • O teste começa às 13h30 e tem tempo mínimo de 2 horas

A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 acontece amanhã (10). Os candidatos terão 45 questões de matemática e outras 45 de ciências para responder.

O UOL faz a correção online e o gabarito extraoficial em parceria com o Objetivo. O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro.

Para fazer o exame com calma e sem surpresas, é preciso que os candidatos se informem sobre as atitudes que podem anular a prova. Veja abaixo as regras para não ser eliminado no exame.

Não se atrase

Todos os estudantes deverão estar dentro do local de prova até as 13h. Os portões se fecham pontualmente no horário. Por isso, é importante que o candidato se programe para chegar uma hora antes ao local de prova. Assim, se tiver algum problema no caminho, não irá perder o teste.

Cuidado com campi grandes. O horário marcado é para estar dentro de sala de aula.

Veja os horários

  • 12h: abertura dos portões.
  • 13h: fechamento dos portões.
  • 13h30: início das provas.
  • 15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões.
  • 18h: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões.
  • 18h30: término das provas.

Leve documento com foto

O candidato que não estiver com um documento com foto não poderá realizar a prova. Por isso, lembre-se de levar seu RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de trabalho. Caso você tenha sido roubado ou tenha perdido os documentos, é necessário que você apresente um boletim de ocorrência para fazer o exame.

Permita a revista

O fiscal da prova pode pedir para revistar seus objetos pessoais, lanches e artigos religiosos (burca, quipá e outros) a qualquer momento. Você não pode se negar a mostrar o que está levando. Caso isso aconteça, você será eliminado.

Não converse

O estudante não poderá conversar com nenhuma outra pessoa na sala a partir das 13h. Isso pode causar eliminação. Ele só está autorizado a falar com o fiscal e com o aplicador da prova.

Não saia antes

Quem vai fazer a prova não pode sair antes de completar duas horas do início do exame. Portanto, como a prova começa às 13h30, o estudante só poderá entregar a prova e ir embora a partir das 15h30. Caso o candidato saia antes, ele será eliminado.

Use caneta preta

A prova deverá ser feita inteiramente com caneta preta. A exigência é feita pelo fato de a máquina que confere os gabaritos estar programada apenas para detectar a cor preta. Sendo assim, caneta azul ou de qualquer outra cor implica eliminação. É importante lembrar que a carga da caneta preta também deve estar dentro de um compartimento transparente.

Desligue o celular

Qualquer som emitido do celular do participante irá causar desclassificação imediata. Por isso, é importante desligar o aparelho ou desativar todos os alarmes antes de colocá-lo no porta-objetos.

Não use boné e óculos escuros

O edital do Enem 2019 diz que não é permitido que o candidato use nenhuma peça que cubra cabelo ou orelhas. Sendo assim, boné, chapéu, viseira, gorro e óculos escuros são proibidos.

Preencha o gabarito

Cuidado para não entregar a sua prova em branco. Lembre-se que todas as questões de múltipla escolha devem ser respondidas no gabarito da prova. Caso você o entregue em branco, será desclassificado.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto informava incorretamente que a segunda prova do Enem 2019 terminará às 19h e que os candidatos poderão levar o caderno de questões a partir das 18h30. Na verdade, a prova terminará às 18h30, e os candidatos poderão levar o caderno de questões a partir das 18h. As informações foram corrigidas.