Topo

Esse conteúdo é antigo

Começa a 2ª prova do Enem 2019; UOL corrige a prova

Colaboração para o UOL

10/11/2019 13h00Atualizada em 10/11/2019 15h46

Resumo da notícia

  • A saída será permitida somente a partir de 15h30
  • Candidatos tem até as 18h30 para responder questões de matemática e ciências
  • Gabarito oficial será divulgado no dia 13

As provas do segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 começaram a ser aplicadas às 13h30 (horário de Brasília) deste domingo. A partir das 15h30, os candidatos já podem deixar os locais de prova, mas sem levar os cadernos de questão —que só poderá ser levado por quem deixar a sala após as 18h.

Este é o primeiro Enem realizado no governo de Jair Bolsonaro (PSL). O UOL faz a correção online e o gabarito extraoficial em parceria com o Objetivo. O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro.

Hoje, os candidatos respondem a 45 questões de múltipla escolha de matemática e mais 45 de ciências da natureza. A prova será encerrada às 18h30.

O Enem deste ano tem 5,1 milhões de inscritos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o índice da abstenção na primeira prova, que ocorreu no último dia 3, foi de 23% —ligeiramente menor do que a do ano passado (24,9%). O total de candidatos eliminados no primeiro domingo foi de 376.

Cores das provas

O Enem é aplicado em quatro cores: rosa, amarela, azul e branca. Não há diferença no conteúdo de uma prova para a outra: todos os cadernos trazem as mesmas questões.

A única diferença é a ordem em que os itens são apresentados. Os cadernos são distribuídos pela sala de modo a nenhum aluno ficar perto de outro que tenha a mesma cor de prova, diminuindo as chances de fraudes e "colas".

O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro, três dias após o último domingo de prova. O material estará disponível no site do Enem, pelo aplicativo do Enem e no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame. Os resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020.

código embed do álbum do ENEM: