Topo

Sisu tem quase 1 milhão de pessoas inscritas, dobro de 2019, diz Weintraub

Inscrições para o Sisu 2020 vão até o dia 26 de janeiro - Getty Images via BBC
Inscrições para o Sisu 2020 vão até o dia 26 de janeiro Imagem: Getty Images via BBC

Do UOL, em São Paulo

22/01/2020 08h04Atualizada em 22/01/2020 09h16

Resumo da notícia

  • Weintraub afirmou que 993 mil fizeram a inscrição no primeiro dia
  • Segundo ele, o número é mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior
  • Primeiro dia foi marcado por problemas no site do Sisu

Apesar dos problemas apresentados no primeiro dia, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) recebeu mais de 1,8 milhão de inscrições até o fim da noite de ontem, segundo anunciou hoje o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O número de alunos chegou a 993 mil, levando em conta que cada estudante pode pleitear até dois cursos segundo as regras da seleção. Ao todo, 128 instituições disponibilizam 237 mil vagas.

O prazo estabelecido para as inscrições foi estendido para o próximo domingo (26) por conta dos problemas apresentados na correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O ministro afirmou nas redes sociais que o número observado no primeiro dia é mais do que o dobro do registrado no mesmo período da edição de 2019.

"1º dia de inscrições do #Sisu2020: 993.311 pessoas inscritas. O número é mais que o dobro do ano anterior, quando fechamos em 492 mil inscritos. Ao todo, registramos 1.870.751 inscrições (candidato pode optar por dois cursos)", tuitou Weintraub.

Ao longo do primeiro do dia de inscrições, o site do Sisu apresentou uma série de problemas e lentidão, que atrapalham os candidatos que querem concorrer. Em meio as centenas de críticas, os internautas utilizaram memes para desabafar na internet.

À noite, Weintraub postou que "o [site do] Sisu apresentou pequenas instabilidades ao longo do dia devido à grande demanda que recebemos. Tudo está resolvido".

Como se inscrever

Para efetuar o procedimento, que é gratuito, o aluno deve acessar o portal do Sisu . Na página é possível também pesquisar vagas de preferência. O candidato deve marcar dois cursos de preferência.

Serão inscritos os mais bem avaliados dentro da quantidade de vagas disponível. Caso a pessoa possua nota suficiente para a primeira opção, esta prevalecerá. Caso não consiga, mas tenha desempenho necessário para o segundo curso indicado, será selecionado para este.

Uma vez selecionado, o aluno deverá realizar a matrícula até o dia 4 de fevereiro. Este mesmo dia é o prazo para que os candidatos indiquem interesse em entrar na lista de espera. O lançamento da ocupação das vagas tem de ser completado até o dia 7 de fevereiro.

O Sisu é o principal mecanismo de acesso a cursos de instituições públicas de ensino superior. Ele toma como referência a nota obtida pelo aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).