Topo

Sisu 2020: site para inscrição tem erros e lentidão há mais de 6 horas

Mensagem de "inscrições encerradas" e de "erro inesperado" no site do Sisu; inscrições abriram hoje - Reprodução
Mensagem de "inscrições encerradas" e de "erro inesperado" no site do Sisu; inscrições abriram hoje Imagem: Reprodução

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

21/01/2020 11h42Atualizada em 21/01/2020 16h54

Resumo da notícia

  • Inscrições foram abertas hoje; candidatos relataram instabilidade
  • Erros e lentidão foram confirmados em teste feito pelo UOL
  • MEC diz que instabilidade pode ter acontecido pelo grande número de acessos
  • Sisu, que oferece vagas em universidades de todo o país, usa o resultado do Enem
  • Inscrições foram mantidas mesmo após o MEC admitir um erro na nota do Enem
  • Segundo ministério, problema atingiu 6.000 candidatos e já foi corrigido

Uma série de erros e lentidão no site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2020 atrapalham os candidatos que querem concorrer a uma das 237 mil vagas de ensino superior ofertadas pelo programa.

Nas redes sociais, candidatos relatam que não conseguem nem sequer fazer o login no site do Sisu. O problema foi confirmado pela reportagem do UOL, que fez um teste por volta das 10h30 de hoje e, mais tarde, por volta das 16h30. Procurado, o MEC (Ministério da Educação) disse que a instabilidade pode ter acontecido devido ao grande número de acessos e afirmou que técnicos trabalham para resolver o problema.

Mais cedo, na página inicial do sistema, uma mensagem de que as inscrições foram encerradas apareceu por cerca de três horas —o prazo, no entanto, foi aberto hoje e se encerra apenas no domingo (26).

Mesmo com login e senha corretos em mãos, a reportagem do UOL não conseguiu entrar no sistema após cinco tentativas feitas pela manhã. O site apresentava mensagens de "erro inesperado" e de que era preciso selecionar o captcha, uma ferramenta antispam, mesmo após a reportagem ter realizado esta etapa.

À tarde, apesar de o sistema apresentar lentidão, foi possível fazer login na segunda tentativa.

Na página inicial do Sisu, mensagem de que as inscrições estão encerradas aparecem ao lado da janela de login - Reprodução - Reprodução
Na página inicial do Sisu, mensagem de que as inscrições estão encerradas aparecem ao lado da janela de login
Imagem: Reprodução

A data de início das inscrições para o Sisu, que seleciona os candidatos com base nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), foi mantida para hoje mesmo após o MEC admitir ter encontrado erros na correção do exame. A única alteração aconteceu no prazo final para as inscrições, que foi estendido em dois dias e agora será encerrado no domingo (26).

Ontem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC responsável pelo Enem, informou que cerca de 6.000 candidatos foram afetados pelo erro. Na prática, candidatos que fizeram a prova de uma cor tiveram o gabarito corrigido como se fosse de outra.

Alexandre Lopes, presidente do instituto, disse que pelo menos 80% das notas que haviam tido problemas foram aumentadas após a revisão.

O erro atingiu participantes dos dois dias do exame. Segundo o Inep, os casos se concentraram em Minas Gerais e na Bahia.

Ainda ontem, a PFDC (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão), do Ministério Público Federal, encaminhou um ofício ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, pedindo que a abertura das inscrições para o Sisu seja suspensa até que as falhas ocorridas no Enem sejam corrigidas.

O Inep, por outro lado, sustenta que todos os erros nos resultados do Enem já foram consertados.

Prazo para inscrição no Sisu é ampliado

Band Notí­cias