Topo

Esse conteúdo é antigo

Sisu: Órgão do MPF quer suspensão de inscrição até solução de falha no Enem

Inscrições para o Sisu 2020 - reprodução/MEC
Inscrições para o Sisu 2020 Imagem: reprodução/MEC

Do UOL, em São Paulo

21/01/2020 07h22

A PFDC (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão), do Ministério Público Federal, encaminhou ontem um ofício ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, pedindo que a abertura das inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seja suspensa até que as falhas ocorridas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) sejam corrigidas. As inscrições começam hoje.

O pedido, segundo a PFDC, tem como objetivo evitar que as inconsistências na correção do Enem, já admitidas pelo MEC (Ministério da Educação), prejudiquem os estudantes que participarão do Sisu. O sistema utiliza resultados do Enem para o acesso dos estudantes a instituições públicas de ensino superior de todo país.

O órgão também pediu ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame, que informe, em até 24 horas, os motivos que geraram as inconsistências na correção das provas.

O MEC informou no último sábado (18) ter identificado erros em parte das notas do Enem. Em vídeo publicado nas redes sociais, Weintraub explicou que o erro atingiu menos de seis mil inscrições - 5.974 participantes que representam 0,15% do total dos participantes - e que teria sido provocado no momento da impressão.

O Inep deu um prazo para que estudantes enviassem questionamentos sobre as notas e informou ontem à noite que pelo menos 80% das notas erradas dos participantes do exame afetados por problemas na correção da prova foram aumentadas após passarem por revisão dos gabaritos.

O ministro da Educação pediu desculpas pelo "susto" e disse que o prazo do Sisu será prorrogado em dois dias para quem teve problemas na nota.

Apesar dos equívocos terem se concentrado em Minas Gerais e na Bahia, todos os estados com exceção de Roraima e do Amapá contam com pelo menos um caso de erro detectado, de acordo com o Inep.