Topo

Esse conteúdo é antigo

Enem 2020: Participantes terão de usar máscaras nos locais de prova

Enem será aplicado em janeiro e fevereiro de 2021; uso de máscaras será obrigatório - ADAILTON DAMASCENO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Enem será aplicado em janeiro e fevereiro de 2021; uso de máscaras será obrigatório Imagem: ADAILTON DAMASCENO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

31/07/2020 14h15

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje, no Diário Oficial da União, uma retificação no edital do Enem 2020 que, entre outras medidas, estabelece o uso obrigatório de máscaras nos locais de provas, que serão realizadas em janeiro e fevereiro de 2021.

De acordo com as regras, o candidato que não se apresentar com o item de proteção contra a disseminação do novo coronavírus será impedido de realizar a prova. Quem não usar a máscara cobrindo bocas e nariz ao longo do exame será eliminado.

"Comparecer ao local de provas utilizando máscara para proteção à Covid-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação", diz parte do edital.

Os participantes só poderão retirar a máscara durante a identificação do estudante, quando o manuseio deverá ser feito pelas laterais, sem tocar na parte protetora. Acompanhantes de lactantes também deverão usar o acessório.

Além da exigência do uso de máscaras, o texto estabelece medidas de distanciamento entre as pessoas durante a realização das provas. As regras valem tanto para a versão impressa como digital da prova.

Após adiamento por conta da pandemia, o exame será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 na versão impressa e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 na versão digital.