Topo

Estudante pernambucano de 17 anos é admitido pela Universidade de Harvard

João Victor Arruda, que é natural do Recife, foi admitido na Harvard University - Arquivo pessoal
João Victor Arruda, que é natural do Recife, foi admitido na Harvard University Imagem: Arquivo pessoal

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, no Recife

18/01/2021 04h00Atualizada em 18/01/2021 17h34

Um pernambucano de 17 anos foi o único nordestino aprovado no ciclo de admissão mais competitivo de toda a história da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

João Victor Arruda, que é natural do Recife, está entre os 747 estudantes admitidos no mundo, em um certame que teve dez mil inscritos. No Brasil, apenas outros dois jovens também foram aceitos, um de São Paulo e outro do Distrito Federal.

A candidatura do adolescente passou pelo programa EducationUSA. A intenção era conseguir uma bolsa que cobrisse 100% dos gastos com a universidade. O programa avalia a situação financeira do estudante e auxilia os candidatos mais pobres. Além de dar suporte com outras necessidades, como a tradução de documentos, por exemplo.

Surpresa com aprovação

João Victor confessou que foi surpreendente ver sua aprovação. "Até hoje, não estou acreditando direito. Sempre foi um sonho estudar fora, sabe? Estou muito feliz e realizado. Quando vi a notícia no meu computador foi um sentimento surreal", disse.

O estudante esperava receber o resultado antes do Enem. "Porque se não fosse aceito mudaria meus planos e focaria mais no Enem. Meu sonho era cursar Economia ou Ciências Políticas fora do país. Ou então, investir no curso de Direito no Brasil mesmo", disse.

Mas para a felicidade completa de João Victor, ele não só foi aprovado como também conseguiu uma bolsa de 100%.

Todos os custos de deslocamento, e um apoio financeiro para se manter nos primeiros meses nos Estados Unidos, ficaram por conta do EducationUSA. Mais para frente, o jovem pretende arrumar uma ocupação por meio período para ajudá-lo até o fim da graduação.

Os candidatos aprovados neste ano devem iniciar o curso no próximo mês de setembro.