Inscrições para o Encceja 2020 são prorrogadas até 25/1: veja como fazer
O período de inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos), avaliação criada para certificar competências e conhecimentos de jovens e adultos que não terminaram os ensinos fundamental e médio na idade adequada, foi prorrogado até o dia 25 de janeiro.
Elas são gratuitas e podem ser feitas por qualquer pessoa. O único requisito é que a pessoa interessada tenha no mínimo 15 anos completos, no caso do ensino fundamental, e no mínimo 18 anos completos para o ensino médio. Ela não precisa ter frequentado a escola.
Há outro cuidado: quem fez a inscrição para a edição de 2019, faltou ao exame e não apresentou justificativa, terá que pagar R$ 40 ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para realizar a prova novamente até 27 de janeiro.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Inep no endereço do Encceja 2020.
É preciso informar o CPF e a data de nascimento para acessar o sistema de inscrições, preencher seus dados e seguir as instruções para fazer a inscrição para a etapa correta e para indicar a necessidade de atendimento específico. O Inep disponibiliza um passo a passo detalhado.
O Encceja acontece no dia 25 de abril, domingo, nos períodos da manhã (das 9h às 13h) e da tarde (das 15h30 às 20h30).
A prova será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal. Os municípios onde haverá o exame podem ser conferidos no anexo 1 do edital (página 101).
O site do Encceja também disponibiliza materiais de estudo e provas de anos anteriores: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.