Topo

Esse conteúdo é antigo

Amazonas decreta ponto facultativo para realização do Enem em 23 e 24/02

Imagem de prova do Enem - ADAILTON DAMASCENO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem de prova do Enem Imagem: ADAILTON DAMASCENO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

19/02/2021 16h50

O Governo do Amazonas declarou ponto facultativo na próxima terça-feira (23) e quarta-feira (24) em Manaus para conter a circulação de pessoas evitando a disseminação do novo coronavírus durante a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na capital amazonense são 160.576 candidatos dos 206.706 do estado.

"Essa medida é para garantir que os alunos tenham acesso ao nível superior, ao ensino superior. Nós fomos informados que, se se prorrogasse mais uma vez, neste ano não seria mais possível a realização dessa atividade, e muitos alunos estariam penalizados. Então, é importante que haja um esforço de todos e que evitem, ao máximo, estar nas ruas na terça e quarta-feira, principalmente no horário entre 11h e 13h, que é o momento em que os candidatos estarão se locomovendo para as salas de aula", afirma o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

A pedido do MEC (Ministério da Educação) foram cedidas 141 escolas em Manaus do total de 292 no estado. Já para o Enem Digital, 19 escolas serão utilizadas.

O adiamento da aplicação do Enem foi por determinação do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), em 15 de janeiro, após a AGU (Advocacia Geral da União) entrar com recurso para manter a prova nas datas originais — 17 e 24 de janeiro. A medida ocorreu pela alta de casos da covid-19 na região.