PUBLICIDADE
Topo

Enem

Sisu 2021/1: Começam hoje as inscrições; saiba como fazer

Getty Images via BBC
Imagem: Getty Images via BBC

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/04/2021 04h00Atualizada em 06/04/2021 07h53

Começaram hoje as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas para instituições públicas de ensino superior em todo o país. O período de inscrições termina às 23h59 da sexta (9).

A inscrição é gratuita e deve ser feita no site do programa com o login unificado do sistema gov.br.

Para concorrer às vagas oferecidas, você precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, que aconteceu no começo de 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus.

Na inscrição, o sistema vai confirmar seus dados e carregar automaticamente seus resultados do exame. Você pode escolher duas opções de cursos no sistema.

O Sisu também vai pedir que você confirme os dados dos cursos e a modalidade das vagas para as quais está se candidatando, assim como os documentos que serão exigidos pelas instituições escolhidas quando você for fazer a matrícula.

Lembre-se: só vale se inscrever no Sisu quem fez o Enem 2020 e não zerou a redação. Quem fez como treineiro ou quem fez as edições passadas não pode se inscrever para as vagas ofertadas.

São duas opções possíveis de matrícula. Durante o período de inscrições, a nota de corte de cada curso vai sendo atualizada conforme os candidatos se inscrevem.

Por isso, até o fim das inscrições o resultado da sua candidatura vai ficar descrito como "classificação parcial" e, só depois do fim das inscrições, você vai saber se passou. A chamada regular é no dia 13 de abril.

Caso o sistema esteja muito lento, o MEC (Ministério da Educação) recomenda que a página seja atualizada. Se tiver alguma dúvida, você também pode ligar para o 0800-616161.

Durante os quatro dias de inscrições, você pode mudar cursos e instituições para os quais se candidatou. Se passar nas duas opções escolhidas, você será chamado para a primeira opção. A matrícula para quem passou na chamada regular vai do dia 14 ao 19 de abril.

Se não passar na chamada regular, você ainda pode concorrer às vagas que eventualmente sobrarem. Para isso, é preciso se inscrever para a lista de espera, inscrição que vai do dia 13 ao 19 de abril.

Fique atento: o resultado da lista de espera será divulgado pelas instituições, e não pelo Sisu. Por isso, você precisa acompanhar as instituições para as quais você busca uma vaga remanescente.

O Sisu abre inscrições duas vezes ao ano. Ainda não há data para o segundo período de inscrições em 2021.

Qual o calendário do Sisu 2021?

  • Inscrições - 6 a 9 de abril
  • Resultado chamada regular - 13 de abril
  • Prazo para lista de espera - 13 a 19 de abril
  • Matrícula chamada regular - 14 a 19 de abril
  • Convocação de candidatos em lista de espera - 23 de abril

Enem