Topo

SP vai considerar resultado do Ideb 2021 para calcular bônus a professores

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

06/11/2021 04h00

O governo de São Paulo vai passar a considerar a partir do ano que vem o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no cálculo de bonificação por resultados dos profissionais de educação das escolas estaduais. Até 2019, o estado usava apenas os dados do Idesp (índice de desenvolvimento educacional do estado).

Ao UOL, a Secretaria Estadual da Educação informou que, para os profissionais que trabalham em escolas, será usado o contexto da sua unidade. "Já para os servidores dos órgãos centrais será considerado o resultado médio de sua região (Diretorias de Ensino), ou de todo estado", explica a pasta.

Para o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, esse é "mais um motivo" para mobilizar os estudantes a participarem do Saeb, avaliação da educação básica realizada em todo o país. Os resultados da prova se somam a outros indicadores, que juntos formam o Ideb das escolas, municípios e estados.

"A bonificação é fruto do trabalho colaborativo entre as equipes das escolas, Diretorias de Ensino e órgão central para incentivar nossos servidores a trabalharem para garantir a aprendizagem de todos os estudantes, principalmente aqueles que atuam em regiões mais vulneráveis", afirma Soares.

A pasta informou que o último bônus pago aos profissionais da área foi feito em setembro do ano passado, considerando o Idesp. Em 2021, por conta da pandemia, a avaliação não foi aplicada.

Saeb será aplicado a partir do dia 16 em SP

A gestão de João Doria (PSDB) informou também que o Saeb será aplicado a partir de 16 de novembro até 10 de dezembro para alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental. Os estudantes da 3ª série do ensino médio também participam da edição.

Para esta edição, a pasta afirmou que tem como meta colocar o estado como líder no Ideb em todas as etapas de ensino. Segundo o último índice, São Paulo está em quarto lugar entre as redes estaduais no ensino médio.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) só divulga os dados das escolas que tenham a participação de pelo menos 80% dos alunos matriculados.

"Ao identificar o que os estudantes já sabem e o que precisam aprender, o Saeb contribui para direcionar o trabalho das escolas para garantir a aprendizagem de todos os estudantes", avalia Soares.

Pelo calendário do Inep, as escolas podem aplicar as provas de 8 de novembro a 10 de dezembro e devem cumprir protocolos sanitários contra covid. As redes têm autonomia para definir a data exata dos exames dentro deste intervalo.

"Como medida de prevenção à covid-19, a avaliação ocorrerá em horário regular de aula e é recomendado que as escolas suspendam as aulas das turmas que não participarão do Saeb, a fim de disponibilizar mais salas para a aplicação, garantindo o distanciamento social", informou o órgão.

O Saeb é composto por testes cognitivos e questionários. Ele é aplicado a cada dois anos nas escolas da rede pública e em uma amostra dos colégios privados. Os resultados costumam sair no final do ano seguinte.