Enem 2021: Veja dicas para a prova de matemática
Falta pouco: no próximo domingo (28), acontece o segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), quando serão aplicadas as questões de matemática e ciências da natureza.
Na reta final para a prova, vale a pena revisar o que você já estudou e saber quais são os temas mais cobrados em cada área. Para te ajudar a se preparar ainda melhor para o Enem, o UOL selecionou algumas dicas para a prova de matemática. Confira:
O que mais cai na prova
A prova de matemática do Enem é considerada extensa, já que só ela corresponde à metade do segundo dia de provas, com 45 questões. Apesar disso, o exame cobra com frequência conhecimentos mais básicos e que envolvem o cotidiano da população, como razões, proporções, porcentagens e regra de três.
"O tema que mais cai é a proporcionalidade. E por que o Enem coloca muita proporcionalidade? Porque é o tema do dia a dia. É o tema da matemática do dia a dia, da matemática do mercado. É a tal da regrinha de três", diz Sérgio Ghiu, professor de matemática do sistema de ensino pH.
Giuseppe Nobilione, professor e coordenador de matemática do curso Objetivo, afirma que o Enem também costuma trazer questões de análise combinatória, probabilidade e geometria, explorando figuras planas ou espaciais.
Veja os 5 assuntos que mais caem em matemática:
- grandezas proporcionais (estude aqui);
- geometria plana (veja um plano de aula);
- geometria espacial (principais temas aqui);
- funções (mais aqui sobre simples e compostas);
- probabilidade (veja aqui como já caiu).
Leitura e interpretação são fundamentais
Antes de sair fazendo contas, no entanto, é importante ter calma, ler com atenção o enunciado da questão e interpretar corretamente o que está sendo pedido na prova.
"Quase todas as questões do Enem aparecem em forma de texto. Um texto que o examinador mesmo faz ou um texto que ele tirou de um jornal, de uma revista. É em cima daquele texto que ele complementa a pergunta que vai fazer. São sempre questões compridas", diz o professor Nobilione.
Como o Enem é uma prova longa, os professores destacam ainda a importância de o candidato ter uma boa capacidade de leitura, para não ser prejudicado pelo nervosismo.
"O aluno tem que ter uma capacidade de leitura muito boa. É um eixo cognitivo da prova como um todo", afirma o professor Ghiu.
O conteúdo das provas do Enem tem como base uma matriz de referência que especifica as competências a serem avaliadas em cada área do conhecimento. Em matemática, são cobradas as seguintes competências:
- Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
- Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e representação da realidade e agir sobre ela.
- Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
- Competência de área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
- Competência de área 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.
- Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
- Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.