Matemática - Revisão de geometria plana
Revisão de geometria plana
Objetivo
Rever os principais conceitos de geometria plana, necessários para o estudo de geometria espacial e analítica.
Público alvo
Alunos no segundo ano do ensino médio, antes do estudo de sólidos, e no terceiro ano, em fase de revisão para vestibulares.
Duração
Quatro horas-aula (aproximadamente 200 minutos).
Comentários
A maioria dos conteúdos de geometria euclidiana plana é aplicada no ensino fundamental, sem muito aprofundamento. Através de objetos bem conhecidos dos alunos das primeiras séries, são introduzidas as idéias de entes primitivos (ponto, reta, plano), segmentos, figuras planas e ângulos. As crianças trabalham com estes elementos.
Até o sexto ou sétimo ano do ensino fundamental são ensinados os nomes de triângulos notáveis, as cevianas e como calcular o perímetro e a área de polígonos. Alunos com mais sorte aprendem os casos de congruência de triângulos e até algumas construções geométricas. Chegamos então ao oitavo e nono ano, quando aparecem os importantes teoremas de Tales e Pitágoras e a semelhança entre figuras.
No ensino médio, há pelo menos duas razões para a realização desta revisão:
- propriedades da geometria plana são demonstradas em problemas clássicos de geometria analítica;
- propriedades de elementos de geometria métrica (como apótemas e alturas) lançam mão de semelhança ou de triângulos retângulos.
Material
Livros usados no ensino fundamental, que trabalham o tópico geometria plana.
Atividade
1) Divida a classe em duplas. Certifique-se de que cada dupla tenha um livro para consulta;
2) Entregue um roteiro para cada aluno. O ideal é que haja espaço no próprio roteiro para que o aluno resolva os exercícios, mas eles também podem ser feitos no caderno;
3) O trabalho deve ser realizado em duplas, mas cada aluno deve preencher seu próprio material;
4) Combine com a turma um prazo para preencher todo o roteiro, ou imponha limites para cada conjunto de itens (exemplo: vamos parar e comentar a cada vinte minutos, a cada meia hora).
Roteiro
1) Você conhece algum objeto facilmente identificável com:
- um ponto?
- uma reta?um plano?
- uma semi-reta?
- um segmento?
- um ângulo?
2) Quais as definições dos seguintes entes geométricos?
- ponto médio de um segmento?
- bissetriz de uma região angular?
- perpendicular a um segmento?
- mediatriz de um segmento?
- circunferência?
- triângulo retângulo?
3) Faça desenhos que evidenciem os seguintes casos de congruência entre triângulos:
a) caso LLL
b) caso LAL
c) caso ALA
d) caso LAA
4) Faça desenhos que ilustrem:
a) o teorema de Tales
b) a semelhança de triângulos
c) o teorema de Pitágoras
5) Por que o caso AAA não é um caso de congruência entre triângulos?
6) Façam desenhos que evidenciem as seguintes propriedades:
a) "num triângulo isósceles a mediana relativa à base é perpendicular a essa base".
b) "num triângulo isósceles, a mediana relativa à base é a bissetriz do ângulo do vértice".
c) "O baricentro de um triângulo divide as medianas em segmentos que estão na razão de 2:1, isto é, a distância entre o baricentro e um vértice é o dobro da distância entre o baricentro e o ponto médio do lado oposto".
d) "quando se baixa a altura relativa à hipotenusa de um triângulo retângulo, obtemos dois outros triângulos retângulos semelhantes entre si e semelhantes ao triângulo retângulo original. Tais relações de semelhança têm o nome de relações métricas no triângulo retângulo".
7) O que é:
a) um paralelogramo?
b) um retângulo?
c) um losango?
8) Faça desenhos que evidenciem as seguintes propriedades:
a) "as diagonais de um paralelogramo se cruzam nos respectivos pontos médios".
b) "as diagonais de um losango se cruzam em ângulo reto". c) "a diagonal de um losango é a bissetriz dos ângulos com origem nos vértices do losango".
d) "quando traçamos uma diagonal AC em um losango ABCD, obtemos dois triângulos ABC e ADC, que são isósceles congruentes".
9) Sobre ângulos na circunferência, desenhe:
a) ângulo central: todo ângulo cujo vértice coincide com o centro da circunferência.
b) ângulo inscrito: todo ângulo cujo vértice pertence à circunferência e os lados são secantes a essa circunferência.
10) Faça desenhos que evidenciem as seguintes propriedades:
a) "a medida em graus de um ângulo central será a medida de seu arco correspondente".
b) "Um quadrilátero convexo está inscrito numa circunferência se, e somente se, os ângulos opostos são suplementares".
c) "um quadrilátero está circunscrito a uma circunferência se, e somente se, a soma das medidas dos lados opostos é igual à soma das medidas dos outros dois lados".
d) "um triângulo inscrito em uma semicircunferência é sempre retângulo".
e) "quando duas cordas AB e CD de uma circunferência cruzam-se em um ponto P, determinam dois triângulos APD e BPC, que são semelhantes".
11) Quais das sentenças abaixo são verdadeiras?
- Dois triângulos eqüiláteros quaisquer são semelhantes.
- Dois triângulos retângulos são semelhantes se os catetos de um são proporcionais aos catetos do outro.
- Num triângulo qualquer, cada lado é maior que a soma dos outros dois.
- Se as diagonais de um quadrilátero se interceptam nos seus pontos médios, então esse quadrilátero é um retângulo.
- Se pelo ponto médio do lado AB de um triângulo ABC traçarmos uma reta paralela ao lado BC, então esta reta interceptará o lado AC no seu ponto médio.
- Todo quadrado é um losango.
- Todo quadrado é um retângulo.
- Todo retângulo é um paralelogramo.
- Todo triângulo eqüilátero é isósceles.
- Se as diagonais de um quadrilátero convexo se interceptam perpendicularmente e são congruentes, então o quadrilátero é um quadrado.
- Duplicando-se a base de um retângulo, a área torna-se o dobro da área do retângulo original.
- Duplicando-se a altura de um triângulo, a área torna-se o dobro da área do triângulo original.
- Duplicando-se o raio de um círculo, a área torna-se o dobro da área do círculo original.
12) O que é um polígono regular?
13) De acordo com a definição dada acima, um polígono regular pode ser não convexo?
14) Qual é a definição de ângulo interno de um polígono?
15) Prove que a soma dos ângulos internos de um polígono qualquer de n lados obedece à expressão Sn = 180°(n - 2).
16) Prove que a medida do ângulo interno de um polígono regular de n lados obedece à expressão âi = .
17) Qual é a definição de diagonal de um polígono?
18) Lembrando que triângulos, quadriláteros, pentágonos e hexágonos apresentam números de diagonais respectivamente iguais a ...... , ...... , ...... , ...... e ...... , use o princípio fundamental da contagem para deduzir a expressão que dá o número de diagonais de um polígono de n lados.
19) O que é apótema de um polígono regular?
20) Qual é (em função do lado L do polígono regular):
- O apótema do triângulo eqüilátero:
- O apótema do quadrado:
- O apótema do hexágono regular: 21) Prove que a área de um polígono regular pode ser dada pela expressão Sn = pn . an , onde:
- pn é o apótema do polígono regular;
- pn é o seu semiperímetro.
22) Formas de calcular a área de um triângulo qualquer (em cada caso, faça o desenho, nomeie os elementos citados e monte a formulinha):
a) Conhecendo-se a base e a altura relativa a essa base.
b) Conhecendo-se as medidas de dois lados e do ângulo entre esses lados.
c) Conhecendo-se as medidas dos três lados.
d) Conhecendo-se o semiperímetro e o raio da circunferência inscrita.
Conclusão da atividade
1) Não deixe de enfatizar que todas as propriedades mencionadas são passíveis de demonstração. O ideal é fazer a demonstração de todas;2) Peça que os alunos comentem a qualidade do livro utilizado: se encontraram o que queriam, se é de fácil leitura, se as figuras ajudaram ou se foi preciso consultar outra obra;
3) Faça com que os alunos comentem a atividade: se foi esclarecedora, se completaram todos os exercícios, se restou alguma dúvida ou se lembraram os conteúdos estudados no ensino fundamental;
4) Prepare uma lista de problemas sobre geometria analítica ou geometria espacial e peça para a turma resolvê-los consultando o roteiro.
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