Artes - Futebol e arte
Futebol e arte
Objetivos
- Perceber como artistas contemporâneos brasileiros trabalham o tema "futebol" em suas obras.
- Produzir uma obra com o tema.
Comentários
Em época de Copa de Mundo ou em outros momentos, o futebol sempre está presente na vida dos brasileiros, seja com os times do coração, as discussões sobre os campeonatos estaduais e nacional etc. A mídia nos bombardeia o tempo todo com essas informações.
Rubens Gerchman, Mané Garrincha, 1997.
O futebol faz parte da cultura do brasileiro. Mas o que a arte tem a ver com isso? Alguns artistas brasileiros, como Nelson Leirner, Rubens Gerchman (ver imagem acima), Vicente Ferreira, entre outros, falam, por meio de suas obras, da relação entre o esporte e a massa.
Material
Os textos "Arte, o que é?" e "Arte contemporânea" são ótimos pontos de partida para discutir a relação do artista com o futebol.
Estratégia
- Leitura e interpretação dos textos.
- Leitura de imagens de trabalhos de arte contemporânea e arte popular que discutam o tema. (O professor pode pedir uma pesquisa de imagens aos alunos também.) O importante é que a leitura das imagens deixe clara a proposta do artista: de simples admiração, de mero registro, ou de crítica à cultura de massa.
Atividade
A partir das leituras das imagens selecionadas/pesquisadas, os alunos deverão produzir desenhos ou esculturas sobre o tema. É importante que o professor oriente a classe e perceba a relação que os alunos têm com o futebol - de admiração ou de crítica -, sem deixar que piadas sobre times adversários ganhem a cena.
Leitura complementar
"Escola de Frankfurt - Crítica à sociedade de comunicação de massa"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.