Topo

Planos de aula

Ensino médio


Artes - Futebol e arte

Valéria Peixoto de Alencar

Futebol e arte

Objetivos

- Perceber como artistas contemporâneos brasileiros trabalham o tema "futebol" em suas obras.

- Produzir uma obra com o tema.

Comentários

Em época de Copa de Mundo ou em outros momentos, o futebol sempre está presente na vida dos brasileiros, seja com os times do coração, as discussões sobre os campeonatos estaduais e nacional etc. A mídia nos bombardeia o tempo todo com essas informações.

  • Rubens Gerchman, Mané Garrincha, 1997.

O futebol faz parte da cultura do brasileiro. Mas o que a arte tem a ver com isso? Alguns artistas brasileiros, como Nelson Leirner, Rubens Gerchman (ver imagem acima), Vicente Ferreira, entre outros, falam, por meio de suas obras, da relação entre o esporte e a massa.

Material

Os textos "Arte, o que é?" e "Arte contemporânea" são ótimos pontos de partida para discutir a relação do artista com o futebol.

Estratégia

- Leitura e interpretação dos textos.

- Leitura de imagens de trabalhos de arte contemporânea e arte popular que discutam o tema. (O professor pode pedir uma pesquisa de imagens aos alunos também.) O importante é que a leitura das imagens deixe clara a proposta do artista: de simples admiração, de mero registro, ou de crítica à cultura de massa.

Atividade

A partir das leituras das imagens selecionadas/pesquisadas, os alunos deverão produzir desenhos ou esculturas sobre o tema. É importante que o professor oriente a classe e perceba a relação que os alunos têm com o futebol - de admiração ou de crítica -, sem deixar que piadas sobre times adversários ganhem a cena.

Leitura complementar

"Escola de Frankfurt - Crítica à sociedade de comunicação de massa"

é historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

Mais Ensino médio