Matemática - Como comparar raízes?
Como comparar raízes?
Objetivo
A radiciação é uma operação que, muitas vezes, causa constrangimentos pelo fato de gerar raízes não exatas, classificadas como números irracionais. Uma forma de explorar esse tipo de operação é o exercício de comparar duas raízes. Neste plano de aula enfocaremos procedimentos que facilitam esse tipo de comparação.
Utilizar o conceito de radiciação - e as propriedades da radiciação - para comparar raízes que produzem números irracionais. Discutir as relações que podem ser feitas nesse tipo de comparação, utilizando as propriedades da potenciação e mostrando as limitações da estimativa como um recurso para esse tipo de cálculo.
Estratégias
1) Utilizando problemas numéricos, retomar o conceito de radiciação como a operação inversa da potenciação. Por exemplo: qual o número que elevado a três tem como resultado o valor igual a 2?
2) Utilizando como recurso a relação entre a potenciação e a multiplicação, desafiar os alunos a fazerem estimativas de algumas raízes. Pelo nosso exemplo, podemos transformar a pergunta do problema em: qual o número que multiplicado três vezes tem como resultado o valor igual a 2?
3) Apresentar um problema em que o desafio é comparar o valor de duas raízes, por exemplo:
Mostrar as limitações da estimativa como recurso nesse tipo de comparação. Questionar se não existe um método mais simples e rápido.
4) Retomar as definições da potenciação e da radiciação, transformando o problema gerado pelas raízes em uma pequena equação:
5) Desafiar os alunos a descobrirem um meio de comparar duas potências com expoentes e bases diferentes. Utilizar os dois exemplos que foram gerados pelas raízes que estão sendo comparadas:
6) Mostrar para a classe, por meio de exemplos, que potências com bases diferentes - mas com expoentes iguais - podem ser comparadas com facilidade:
7) Retomar as propriedades da potenciação, discutindo qual delas, quando temos bases e expoentes diferentes, pode ser aplicada como recurso que facilite a comparação de duas potências:
8) Aplicar a propriedade que relaciona a potência de uma outra potência (quando temos como consequência a multiplicação dos expoentes - propriedade 3). Lembrar que, para que a igualdade seja mantida, qualquer operação feita no primeiro membro de uma equação deve ser feita também no segundo membro:
9) Escrever essa conclusão mostrando as raízes que são representadas por x e y, concluindo, dessa forma, a comparação entre e :
Atividades
1) Qual é o valor aproximado da diagonal de um quadrado com 3 cm de lado? Aplicar o teorema de Pitágoras.
2) Qual o valor aproximado de ?
3) Qual das raízes é maior: ou ?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.