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Planos de aula

Ensino médio

Artes - O que a nossa cultura material diz sobre nós?

Valéria Peixoto de Alencar

O que a nossa cultura material diz sobre nós?

Objetivos

1) Estudar o conceito de cultura material.

2) Discutir Arte e Cultura de diferentes povos em diferentes tempos.

3) Tecer reflexões sobre a produção material de nossa sociedade atual.

Comentários

A cultura material produzida pelos povos em diferentes partes do mundo e em diferentes tempos começou a se tornar significativa especialmente no século XIX com o surgimento da Arqueologia. Muito do que consideramos hoje como obras de arte, na verdade não foram produzidas para esse fim, contudo, muitas vezes, é através dessa produção cultural que conseguimos conhecer a história de sociedades do passado, principalmente daquelas que não desenvolveram a escrita. Com essa aula, os alunos poderão compreender melhor o conceito de cultura material, a partir dos objetos do nosso cotidiano.

Material

Os textos Arte: o que é?, Arte peleocristã e Cultura: entenda o que essa palavra significa do UOL Educação são ótimos pontos de partida para essa aula.

Para a atividade, os alunos deverão trazer objetos pessoais e papel Kraft.

Estratégia

1) Leitura e interpretação dos textos.

2) Importante que os alunos pesquisem e discutam os conceitos de Cultura, Cultura material, bem como o que é Arqueologia.

Atividade

Um sítio arqueológico sobre nós.

1º. Passo:

Os alunos devem levar para a sala de aula objetos pessoais e fazer a leitura desses objetos. A leitura dos objetos se dá a partir da observação de usos e funções, e da apreciação estética. Importante é, a partir de agora, excluir a escrita.

2º. Passo:

Proponha para os alunos que imaginem um sítio arqueológico na sala, que objetos da nossa cultura material os representariam na aula enquanto grupo e também enquanto indivíduos? Como seria a disposição dos objetos? Como seria esse sítio arqueológico? O que teria destruído esse grupo? Use o papel Kraft para enriquecer o cenário, amassando, cortando, dobrando...

Lembrando, é aula de Artes, que imagens podem compor o espaço?

3º. Passo:

Com o sítio arqueológico pronto, os alunos devem produzir um trabalho final, seja uma redação ou desenho, para que o professor possa avaliar o aprendizado.

Sugestões

1) Interdisciplinaridade com História.

2) Se for viável, ao invés de utilizar papel Kraft, utilizar terra na construção do sítio arqueológico.

3) O sítio arqueológico pode ser construído a apresentado para toda a escola, como se os outros alunos fossem arqueólogos e tentassem entender essa sala de aula.

Sugestão bibliográfica:

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras, GRUNBERG, Evelina, MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.

é historiadora formada pela USP e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

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