Topo

Ensino médio

Inglês - Joking with the alphabet

Rozeli Alves

Joking with the alphabet

Objetivo geral

Compreender textos em inglês.

Objetivos específicos

Ler e compreender textos em inglês, para solucionar problemas.

Conteúdo

Compreensão de textos curtos, ampliação de vocabulário, solução de problemas, pronome interrogativo what. Desdobramento: spelling.

Procedimentos

1. Prepare as cartelas (ver Part 1, abaixo) com as questões, de forma que haja espaço para que os alunos completem com as filipetas que contêm as respostas adequadas (ver Part 2, abaixo).

2. A turma deverá ser dividida em grupos de, no máximo, 4 alunos. Cada grupo deverá receber, primeiro, uma cartela com as questões. As filipetas, com as respostas embaralhadas num envelope, deverão ser entregues depois.

3. Explique aos alunos que se trata de um jogo com o alfabeto, com questões ora curiosas, ora engraçadas. Quando começarem a atividade, imediatamente se lembrarão de charadas semelhantes em português. Só que agora deverão pensar em inglês!

4. Peça aos grupos que observem as questões que estão na cartela. Se quiser, exponha uma cartela gigante no quadro, para facilitar a visualização. Qual é a palavra que inicia todas as frases?

5. Retome o que já aprenderam sobre o interrogativo what. Faça alguns exercícios orais.

6. Volte para a cartela, faça uma leitura expressiva para que observem a entonação adequada de what questions.

7. Auxilie-os a compreender as questões e, se necessário, os grupos podem recorrer ao dicionário.

8. Em seguida, pergunte se estão preparados para o jogo. Pergunte também se já imaginam as respostas.

9. Marque o tempo (10 minutos) e avise que o grupo que encontrar uma resposta deve erguer as mãos e aguardar pelo visto. Pode ser a resposta para qualquer uma das dez questões.

10. Depois de conferir, peça aos representantes dos grupos que afixem, na cartela gigante do quadro, a filipeta correta para a questão que responderam. Para isso, tenha também filipetas gigantes, que possam ser afixadas à cartela do quadro.

11. A ideia, ainda, não é obter todas as respostas. Tudo depende do desempenho da turma.

12. A seguir, retire a cartela com as respostas decifradas do quadro e distribua os envelopes (um para cada grupo) com as filipetas de respostas embaralhadas.

13. Avise os alunos para que não abram os envelopes até que recebam o sinal.

14. Explique que, após seu sinal, os grupos abrirão os envelopes e colarão em suas cartelas as respostas em seus devidos lugares. Terão 10 minutos para realizar essa tarefa.

15. O grupo que finalizar primeiro, com a cartela adequadamente preenchida, será declarado vencedor.

16. A título de curiosidade, apresente aos alunos uma frase em que aparecem todas as letras do alfabeto: "the quick brown fox jumps over the lazy dog".

17. É uma boa oportunidade para praticar spelling.

Part 1
 

What letter of the alphabet is an insect?    
What letter is a part of the head?    
What letter is a drink?    
What letter is a vegetable?    
What letter is full of water?    
What letter is looking for causes?    
What is the end of everything?    
What letter is an exclamation?    
What comes once in a minute and twice in a moment?    

What word of only three syllables contains 26 letters?

    

Part 2
 

B (bee)
I (eye
T (tea)
P (pea)    
C (sea)
Y (why)
G (the letter g)
O (oh!)
M (the letter m)
Alphabet (26 letters)

 

Ensino médio