Topo

Planos de aula

Ensino médio


Artes - Frans Krajcberg

Valéria Peixoto de Alencar

Frans Krajcberg

Objetivos

- Conhecer o trabalho do artista Frans Krajcberg.

- Estudar suas obras e a relação delas com o meio ambiente.

- Produzir obras que expressem preocupação com a ecologia.

Comentários

A preocupação com o meio ambiente é muito importante nos dias de hoje, por isso é um tema que deve ser discutido em sala de aula. Este plano de aula propõe outro ponto de vista para essa discussão: a partir da vida e da obra de um artista que também é ativista ambiental.

Material

O texto "Frans Krajcberg - Arte como ativismo ambiental" pode ser um ótimo ponto de partida.

Estratégias

- Leitura e interpretação do texto.

- Leitura das imagens que estão no texto e de outras que o professor apresente.

Atividades

Os alunos irão elaborar trabalhos que discutam ecologia. Apresento aqui duas propostas:

1. Produzir esculturas ou trabalhos bidimensionais com folhas e gravetos que eles possam coletar em praças e jardins, fazendo uma releitura das obras de Frans Krajcberg.

2. Os alunos produzirão fotografias que evidenciem os problemas ambientais, rurais ou urbanos, dependendo de onde estudam. Frans Krajcberg trabalha muito com a questão do desmatamento, mas nada impede que os alunos reflitam sobre os problemas ambientais urbanos, como a poluição atmosférica e visual.

Observação: em ambas as propostas os alunos devem apresentar seus trabalhos em forma de seminário ou fazendo uma exposição na escola.

Sugestões

Trabalho interdisciplinar com o professor de Ciências. Se o trabalho for feito com crianças de Educação Infantil ou 1o ano, seria interessante passar o vídeo do Cocoricó com a música Canção para o tio Frans, que conta a vida e a obra do artista. 

é historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

Mais Ensino médio