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Ensino médio


Inglês - Playing with logic

Snail = Caracol - Patrick Pleul/AFP
Snail = Caracol Imagem: Patrick Pleul/AFP

Rozeli Alves

Playing with logic

Atualizado em 06/12/2013, às 15h44

Objetivo geral

Resolver uma questão de lógica, em inglês.

Objetivos específicos

Compreender texto e elaborar resposta para uma questão de lógica, em inglês.

Conteúdo

Ampliação de vocabulário; emprego de how long.

Procedimentos

1. Pergunte aos alunos se já observaram como um caracol se desloca de um lugar para outro.

2. Pergunte também se já notaram o que acontece quando o caracol resolve subir numa parede bem lisa.

3. Muitos deverão se lembrar da lentidão, de que é um animalzinho pegajoso e escorregadio, que se recolhe à concha que tem em si  para se proteger etc.

4.Para ilustrar, mostre um cartaz com um caracol.

5.Chame a atenção para o nome em inglês: snail.

6.Mostre também outra ilustração: um poço.

7.Chame a atenção para o nome em inglês: well.

8.Pergunte aos alunos se conhecem outro significado em português para a palavra well.

9.Com exemplos, mostre a diferença.

10. Ainda usando a ilustração, mostre the bottom of the well. Explique também: to get out /to get in (into).

11. Com suas palavras, conte o que está acontecendo com o snail. Sem apresentar a pergunta.

12. Em seguida, mostre o texto em inglês (ver abaixo) e peça para que, em duplas, descubram o que se quer saber: qual é a questão?

13. É provável que, por já conhecerem o problema, a questão seja anunciada rapidamente.

14.Retome o texto, fazendo uma leitura expressiva.

15. Assegure-se de que os alunos compreenderam o texto como um todo.

16. Faça perguntas wh - who wants to get out of the well? - where is the snail? What happens each day? What happens at night? How deep is the well?

17. Chame a atenção para o significado de feet e peça que pesquisem a quantos centímetros corresponde 1 foot.

18. Pesquisa interessante também é sobre a origem da medida ft = foot = 30,48 cm.

19. Peça para que observem a questão do problema: how long will it take him to get out? How many days?

20. Proponha questões orais à turma, para praticar: how long will it take you to solve this problem? How long will it take her to get home? How long will it take him to have lunch? How long will it take us to finish the class?

21. A seguir, peça que as duplas resolvam o problema, elaborando a resposta em inglês.

22. Circule pelas duplas para acompanhar o exercício.

23. Depois, peça que cada dupla leia sua resposta. O correto é: 28 days.

Texto e resposta

A snail is at the bottom of a well and wants to get out. He manages to crawl up the wall 3 feet each day, but at night he must rest (after all that work during the day) and so he slips back down 2 feet. If the well is 30 feet deep, how long will take him to get out?

 

Answer: (only for the teacher!)  

28 days, because the snail averages 1 foot each day. On the 28 tth day, he crawls up 3 feet during the day and finally he can be out of the well. He no longer slips back 2 feet...

Texto adaptado de Logic Questions at Just Riddles and More...!

Veja errata.

é mestra em Psicologia da Educação - PUC-SP.

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