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Ensino médio


Matemática - Jogo: um número para cada letra

Antonio Rodrigues Neto

Jogo: um número para cada letra

Introdução

A construção de correspondências entre um número e uma letra era um código já utilizado pelos antigos hebreus e gregos. Transposto para a sala de aula, pode se transformar em um jogo que sirva de suporte para melhorar a concentração e o cálculo mental.

Objetivos

Construir correspondências de letras com números, explorando a construção de palavras e de regras que estimulem o cálculo mental. Desenvolver atividades que, a partir das palavras, desafiem a concentração e a compreensão sobre os procedimentos das operações.

Estratégias

1) Construir com os alunos correspondências de um valor numérico para cada letra do alfabeto. Escrever as primeiras correspondências na lousa, a partir do 1 com a letra A, aumentando de um em um, em ordem crescente. Pedir para os alunos completarem o restante da correspondência:

2) Pedir para que os alunos calculem o valor numérico dos seus nomes:

CARLOS = 3 + 1 + 18 + 12 + 15 + 19 = 68

3) Escolher algumas palavras utilizadas na matemática e propor a mesma regra (somar o valor numérico de cada letra para calcular o valor numérico da palavra):

CUBO = 3 + 21 + 2 + 15 = 41

4) Sortear dois alunos, sendo que um deverá falar uma palavra, enquanto o outro, com lápis e papel, deverá anotá-la e calcular o seu valor numérico (seguindo a mesma regra da correspondência numérica). Concluído o cálculo, inverter os papéis, sendo que quem ditou a palavra, agora calcula.

5) Organizar grupos de quatro ou cinco alunos, desafiando-os a produzirem palavras para que os outros grupos calculem seus valores numéricos. A palavra deverá ser relacionada às idéias e aos conceitos da matemática que são aplicados em sala de aula. Concluído o cálculo, deverão ser explicadas pelo grupo que as escolheram:

QUADRADO = 17 + 21 + 1 + 4 + 18 + 1 + 4 + 15 = 81

QUADRADO: figura geométrica com quatro lados iguais, na condição dos quatro ângulos também serem iguais.

6) Propor novas correspondências aos alunos, com o objetivo de que eles descubram a regra para poder efetivar o cálculo. Abaixo, algumas sugestões:

a) Começar do 2, aumentado 4 unidades na passagem de uma letra à outra:

b) Começar com 60, diminuindo 2 unidades na passagem de uma letra à outra:

Atividades

1) Dada a correspondência abaixo:

a) Qual é a regra dessa correspondência?

b) Qual deverá ser o valor da letra L? E da letra X?

c) Qual deverá ser o valor da palavra PARALELEPÍPEDO?

2) Dada a correspondência abaixo:

a) Qual deverá ser o valor da letra Z?

b) Qual deverá ser o valor da palavra TRIÂNGULO?

professor de matemática no ensino fundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria e Estética: experiências com o jogo de xadrez" pela Editora da UNESP.

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