Ciências - Estudo de campo
Estudo de campo
Objetivos
- Aprender a demarcar uma área de estudo e conhecer suas especificidades.
- Observar fatores bióticos e abióticos num "micro ecossistema".
- Elencar os fatores bióticos e abióticos.
- Identificar as possíveis relações ecológicas existentes nesse ambiente.
- Registrar as devidas observações.
Comentários
O estudo de campo permite observar um determinado local e/ou situação, observando uma realidade e, se necessário, buscando soluções para um problema específico.
Durante o estudo de campo é imprescindível que ocorra a pesquisa de campo, que compreende a observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, a coleta de dados referentes aos fatos e, finalmente, a análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.
A pesquisa de campo exige que as técnicas de coleta de dados sejam apropriadas à natureza do tema e, ainda, à própria definição das técnicas que serão empregadas para registro e análise. Dependendo das técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados, a pesquisa de campo poderá ser classificada como de abordagem predominantemente quantitativa ou qualitativa. Numa pesquisa em que a abordagem é basicamente quantitativa, o pesquisador se limita à descrição factual deste ou daquele evento, ignorando a complexidade da realidade social.
Materiais
- roteiro de estudo elaborado previamente pelo professor;
- prancheta;
- caneta;
- termômetro;
- barbante;
- vareta;
- luxímetro (se a escola possuir);
- sacos plásticos para as devidas coletas;
- etiquetas para identificação;
- pá de jardinagem;
- máquina fotográfica e/ou celular para registro;
- livros específicos sobre vegetação e animais encontrados nas áreas verdes.
Estratégias
1. O professor deverá verificar previamente as áreas verdes em que os alunos trabalharão.
2. Organizar os alunos em grupos de 5 componentes.
3. Disponibilizar um roteiro para cada aluno. (Veja abaixo sugestão para elaboração do roteiro.)
4. Explicar os procedimentos durante a realização do trabalho:
a) Medir e marcar com barbante e vareta uma área de 1m2 (área de estudo de campo de cada grupo).
b) Verificar o que se pede no roteiro, executar e registrar de diferentes formas: por escrito, em desenhos, fotografando, etc.
c) Realizar a coleta de folhas caídas e/ou animais mortos, como insetos, por exemplo.
5. Organizar as diferentes informações e buscar alguns dados específicos nos livros disponibilizados pelo professor.
6. Pedir para que o grupo aponte brevemente o que foi mais significativo em seu estudo. Exemplos: uma planta que despertou a curiosidade, a sensação térmica, a quantidade de matéria orgânica no solo, animais encontrados, etc.
7. Organizar um cartaz coletivo com as informações obtidas sobre os fatores bióticos e abióticos, e também sobre supostas relações ecológicas observadas no ecossistema escolar.
Sugestões de roteiro
Local pesquisado:_________________________________________
Animal:__________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ |
Dicas de trabalhos
Os alunos podem:
1) Comparar a área verde da escola com o trajeto para sua casa ou bairro, por exemplo.
2) Caso o bairro não apresente muitas árvores, a escola poderá fazer uma proposta para arborizá-lo. Vale lembrar a importância de conscientizar a comunidade local sobre essa ação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.