Topo

Planos de aula

Ensino médio

Artes - Obra de arte biográfica

Valéria Peixoto de Alencar

Obra de arte biográfica

Objetivos

1) Trabalhar com História de Vida.

2) Estudar alguns aspectos da Arte Contemporânea.

Comentários

A partir da obra de arte é sempre possível conhecer mais e melhor o artista que a produziu. Pensando nisso, alguns artistas contemporâneos acabam por realizar obras extremamente autobiográficas e essa é a proposta dessa aula, realizar uma autobiografia estética.

Material

Os textos Arte: o que é? e Arte Contemporânea: como entender o seu sentido? do UOL Educação são ótimos pontos de partida para essa aula.

Parta a atividade:

Material de desenho e pintura (lápis de cor, canetinha, tinta, pincel)

Vários tipos de papéis (sulfite, cartão, Kraft...)

Revistas para recortar

Tesoura e cola

Estratégia

1) Leitura e interpretação dos textos.

2) Escrever sobre a história de vida, pessoal e familiar, entrevistando pessoas da família.

3) Esboçar desenhos que ilustrem essas histórias.

Atividade

Com as histórias de vida em mãos, escrita e/ou desenhadas, os alunos deverão fazer um mural autobiográfico, colando os desenhos e realizando outros trabalhos a partir dos esboços.

Observações

Para alunos do Ensino Fundamental I, especialmente as séries iniciais, esse trabalho pode funcionar mais como registro, pois os estudos na disciplina de História tendem a enfocar a História de Vida. Assim, eles podem se concentrar em desenhar a família, a casa, alguma cena marcante da vida, até mesmo elaborar um auto-retrato. Nesse último caso, leve para a sala de aula imagens de autorretratos feitos por artistas diferentes, com estilos diversos.

Para alunos do Ensino Fundamental II, oriente-os a ir além dos registros, a pensar numa síntese estética da própria vida. Leve para a sala de aula, trabalhos de artistas com características autobiográficas, de diferentes épocas e estilos. Exercite com eles as técnicas de desenho e colagem, promova discussões sobre arte conceitual, abstracionismo, e outros movimentos dentro da arte contemporânea.

Em ambos os casos, Fundamental I e II, a apresentação e discussão dos trabalhos é muito importante.

é historiadora formada pela USP e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

Mais Ensino médio