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Planos de aula

Ensino médio


Artes - Ilustrando histórias

Valéria Peixoto de Alencar

Ilustrando histórias

Objetivo

- Conhecer e treinar técnicas de ilustração.

Comentários

A proposta desta aula é exercitar a capacidade de sintetizar contos e outras histórias na forma de imagens, percebendo assim como as pessoas têm diferentes percepções sobre o que lhes é contado.

Material

Papel, giz de cera, lápis de cor. Ou papel, pincéis e guache. Ou máquina fotográfica. Ou, ainda, materiais que permitam gravar imagens, como bandejas de isopor (sobre as quais podemos desenhar com tintas). A proposta é de que os próprios alunos escolham como farão sua ilustração.

Estratégia

1. Pesquisa e análise de ilustrações em livros de diferentes gêneros e épocas.

2. Os materiais sugeridos se relacionam a diferentes técnicas:

a) Papel, giz de cera e lápis de cor: desenho.

b) Guache: remete à aquarela, técnica utilizada sobre as ilustrações em litografia.

c) Fotografia: ilustração moderna.

d) Isopor e tinta: técnicas contemporâneas.

Atividade

A partir de um conto narrado pelo professor, os alunos deverão optar por uma técnica e elaborar uma ilustração para a narrativa. Pode ser a ilustração de uma cena, de um ambiente etc. A seguir, faz-se a exposição dos trabalhos e a discussão em sala de aula.

Sugestões

- Trabalho interdisciplinar com Português.

- Se o conto ou história estiver em um livro ilustrado, o professor não deve mostrar as ilustrações, para não influenciar os trabalhos dos alunos.

- Os alunos que optarem pela fotografia devem ser orientados: não se trata de qualquer fotografia, mas é preciso compor uma cena ou relacionar a imagem ao conto.

é historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

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