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Ensino médio

Matemática - Recortando o círculo

Antonio Rodrigues Neto

Recortando o círculo

Introdução

Interpretar o perímetro e a área do círculo é uma das habilidades exigidas nos programas de matemática do Ensino Fundamental. Para isso, são necessárias estratégias que produzam problemas mais interativos. Neste plano de aula, desenvolveremos um roteiro propondo esse tipo de problema.

Objetivos

Aplicar as respectivas fórmulas do perímetro e da área do círculo em função dos formatos das figuras indicadas nos problemas. Com o objetivo de produzir novas figuras geométricas, explorar os recortes que podem ser feitos em cada círculo.

Estratégias

1) Desenhar um círculo na lousa, indicando com giz colorido a linha referente ao perímetro da figura. Retomar a fórmula para o cálculo do perímetro interpretando os seus termos:

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2) Utilizando o mesmo desenho, pintar a superfície do círculo de uma cor diferente da utilizada no perímetro. Retomar com os alunos a fórmula para o cálculo da área do círculo:

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3) Pedir para que os alunos desenhem no caderno a metade de um círculo com raio igual a 5 cm. Mostrar o desenho na lousa e desafiar a classe para calcular o perímetro e a área dessa figura:

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4) Orientar os alunos para que façam o desenho de um círculo com raio igual a 7 cm sobre um pedaço de cartão. Pedir para que recortem um quarto desse círculo e calculem o perímetro e a área do pedaço recortado:

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5) Desafiar os alunos para que desenhem e recortem um oitavo de um círculo com raio igual a 6 cm. Escolher um pedaço e calcular seu perímetro e a respectiva área:

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6) Desenhar na lousa uma figura composta com os recortes dos círculos que foram feitos em sala de aula. Os alunos devem ser estimulados a criar vários desenhos com esses recortes.

7) Formar grupos de três ou quatro alunos e orientá-los para que produzam figuras com o mesmo procedimento apresentado anteriormente. Pedir para que os grupos apresentem os desenhos e os resultados dos cálculos referentes ao perímetro e à área de cada figura.

Atividades

1) Construir dois círculos com 4 cm de diâmetro. Dividir, com linha pontilhada, um dos círculos em quatro partes e o outro em oito. Recortar as partes indicadas pelas linhas pontilhadas formando um quebra-cabeça com doze peças. Criar novas figuras com essas peças e calcular o perímetro e a área para cada uma delas.

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