Topo

Esse conteúdo é antigo

UERJ e UFRJ suspendem atividades presenciais até o fim de janeiro

Do UOL, em São Paulo

10/01/2022 18h09

A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) anunciaram a suspensão das atividades presenciais até o dia 31 de janeiro. O motivo é a alta de casos de covid-19 e Influenza.

As instituições de ensino têm serviços administrativos, de pesquisa e de extensão, que são presenciais. Assim, com exceção das funções consideradas essenciais, as universidades funcionarão de forma remota.

"A medida tem como objetivo proteger a comunidade acadêmica da Uerj contra os efeitos ainda presentes da pandemia, tendo em vista a responsabilidade que a universidade tem com a vida de nossos professores, técnicos e estudantes", disse o reitor da UERJ, Ricardo Lodi.

De acordo com o anúncio da universidade, as atividades poderão voltar no dia 1º de fevereiro. O início das aulas em modelo híbrido está mantido para o dia seguinte, 2 de fevereiro. A decisão, conforme a instituição, foi tomada com base "em nota técnica divulgada pela Pró-reitoria de Saúde da Uerj"

"Na tentativa de evitar aglomerações e garantir a segurança da comunidade acadêmica, recomenda-se que as aulas presenciais sejam suspensas até o final deste mês. A UFRJ está monitorando a evolução da variante Ômicron e, tão logo a situação melhore, informará sobre a possibilidade de retorno das atividades presenciais", diz a nota da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A Reitoria da UFRJ também reiterou a importância da vacinação contra o coronavírus, bem como a manutenção de medidas não farmacológicas. Além disso, fez uma série de recomendações para a comunidade universitária. As orientações são do CTD (Centro de Triagem Diagnóstica):

  • Para sintomáticos respiratórios: testar no CTD, no terceiro dia de sintomas. Se positivo, será preciso afastamento por sete dias, a contar do primeiro dia dos sintomas. Retestar (antígeno nasal) no sétimo dia dos sintomas. Se negativo, retorno imediato. Se positivo, retestar com sete dias.
  • Para assintomáticos que tiveram contato com alguém com covid-19: testar no CTD no terceiro dia pós-contato. Se positivo, será preciso afastamento por sete dias, a partir do resultado do exame. Retestar no sétimo dia.
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no segundo parágrafo do texto inicial, os alunos das universidades não estão em período de férias. O texto foi corrigido.