Topo

Esse conteúdo é antigo

Diretor responsável pelo Enem que apoiou servidores deixa o cargo

Do UOL, em São Paulo

25/01/2022 09h12

O governo federal exonerou hoje, a pedido, Anderson Soares Furtado Oliveira, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), área responsável pelo Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e outras avaliações.

Oliveira apoiou o pedido de exoneração em massa de 35 servidores do órgão. A entrega dos cargos aconteceu em novembro de forma coletiva e, segundo apurou o UOL na época, como uma medida para pressionar a saída de Danilo Dupas, presidente da autarquia.

"Ainda que não tenha havido aderência completa dessa diretoria na assinatura do ofício em tela, as adversidades que relatam são legítimas e devem receber atuação rápida e eficaz da alta gestão e do ministério a que se vincula o Inep", escreveu Oliveira na ocasião. O UOL teve acesso ao documento.

A exoneração foi publicada na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União) e é assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Servidor de carreira, Oliveira segue no Inep.

No ofício em que pediu exoneração a Dupas, Oliveira citou "prioridades exclusivamente de ordem pessoal" para deixar o cargo.

Ele disse que a saída neste momento possibilitaria uma substituição oportuna, "não comprometendo os cronogramas e os ciclos avaliativos previstos para 2022". Michele Cristina Silva Melo foi indicada para assumir o cargo no DOU.

"Quanto à equipe DAEB, registro meus sinceros agradecimentos pelo privilégio em poder representá-los e servi-los nesta jornada de trabalho intenso e ao mesmo tempo gratificante. Desejo muito sucesso a todos os servidores e colaboradores do INEP, autarquia dedicada ao monitoramento e avaliação da garantia do direito à educação em nosso país, cujos resultados são imprescindíveis para o preparação de todos e de cada um do Brasil, tanto para o mundo do trabalho, quanto para a vida", escreveu ele no documento.