Topo

Enem: candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição a partir de hoje

Candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 a partir de hoje - Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo
Candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 a partir de hoje Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo

Agência Brasil

17/04/2023 06h34Atualizada em 17/04/2023 06h34

Candidatos podem pedir a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 a partir de hoje. O prazo será encerrado em 28 de abril.

Quem tem direito?

  • Alunos da última série do ensino médio no ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, na rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O participante que teve concedida a isenção de pagamento da taxa de inscrição no Enem 2022 e não compareceu nos dois dias de prova deverá justificar a ausência para solicitar isenção no Enem 2023. O prazo é o mesmo.

O resultado da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2023 será divulgado em 8 de maio, com possibilidade de revisão de uma possível negativa, no prazo de 8 a 12 de maio, conforme edital. O resultado final sairá em 19 de maio.

É importante ressaltar que mesmo pedindo a isenção da taxa, os participantes também devem se inscrever no Enem 2023, em prazo a ser divulgado.

O Inep alerta que alguns candidatos se confundem e acham que a aprovação da justificativa da ausência no Enem 2022 ou da solicitação da isenção de pagamento da taxa de inscrição no Enem 2023 resultaria automaticamente na inscrição do candidato. Contudo, é um erro de entendimento.

A aprovação pelo Inep não garante a inscrição no exame deste ano. A participação efetiva no Enem 2023 será garantida apenas quando realizar a inscrição.