História de Nossa Senhora da Conceição: conheça a origem da santa

Nossa Senhora da Conceição, santa da Igreja Católica, tem sua festa litúrgica celebrada em 8 de dezembro, data que marca feriado em diversas cidades brasileiras, como Campinas (SP), Teresina (PI), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), entre outras.

A celebração possui um significado especial para os falantes de língua portuguesa, já que a santa é a padroeira de Portugal e de toda a lusofonia. Além disso, Nossa Senhora da Conceição também é reconhecida como padroeira dos Estados Unidos.

No Brasil, a devoção a Nossa Senhora da Conceição tem uma ligação estreita com Nossa Senhora Aparecida, pois a imagem da futura padroeira do Brasil é, na realidade, uma representação de Nossa Senhora da Conceição. Essa conexão explica a importância da data no país.

As Nossas Senhoras e a Imaculada Conceição

A compreensão do papel de "Nossa Senhora" na Igreja Católica é essencial para entender Nossa Senhora da Conceição. Todos os títulos como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Aparecida referem-se a manifestações específicas da Virgem Maria.

Nossa Senhora da Conceição, inserida nesse contexto, está relacionada ao conceito de Imaculada Conceição.

A devoção a Nossa Senhora da Conceição remonta ao século XV, enquanto o dogma da Imaculada Conceição foi estabelecido em 1854 pelo papa Pio IX. Este dogma afirma que Maria foi preservada do pecado original, sendo concebida sem mancha.

O título "Nossa Senhora da Conceição" refere-se a Maria preservada da mancha do pecado original desde a sua concepção.

Festa da santa vem do século 15

A festa em honra a Nossa Senhora da Conceição tem raízes antigas, sendo oficialmente celebrada pela Igreja Católica desde 1477, por ordem do papa Sisto IV.

Continua após a publicidade

Em Portugal, a devoção à santa cresceu ao longo do tempo, levando-a a ser considerada a padroeira da nação em 1646, e automaticamente, as colônias lusitanas, como o Brasil, passaram a tê-la como padroeira.

Padre Felipe Cosme Damião Sobrinho explica que a virgindade de Maria é uma questão independente da preservação do pecado original. Maria foi preservada antes de nascer, e sua virgindade perpétua refere-se à total consagração a Cristo.

Assim, a festa de Nossa Senhora da Conceição, comemorada em 8 de dezembro, é uma tradição que remonta a séculos, unindo a devoção mariana à história e cultura das regiões que a celebram.

Confira a oração à Nossa Senhora da Conceição:

Santa Maria,
Rainha dos céus,
Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,
Senhora do mundo,
que a nenhum pecador desamparais nem desprezais;
Lançai sobre mim vosso olhar Imaculado
e alcançai-me de Vosso amado Filho
o perdão de todos os meus pecados,
para que eu, que agora venero com devoção
a Vossa santa e Imaculada Conceição,
mereça alcançar o prêmio da vida plena nos céus .
Por intermédio do vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor,
que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre.
Amém.

* Com informações de reportagem publicada em 08/12/2021.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes