Joaquim Barbosa já participou: programa oferece bolsa com tudo pago nos EUA

O Programa Fulbright é oferecido pelo Governo dos Estados Unidos e. ao longo de 76 anos, já concedeu mais de 300 mil bolsas de estudo. O Brasil integra a lista de nações parceiras desde 1957 e, até 2023, contava com 5.237 beneficiários da iniciativa. Um dos mais notáveis foi Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF.

Para gerir os interesses dos participantes brasileiros e norte-americanos, foi estabelecida a Comissão Fulbright, uma organização internacional ligada aos governos do Brasil e dos EUA.

Quais são as bolsas ofertadas pelo programa?

O Programa Fulbright Foreign Student oferece bolsas para estudantes de pós-graduação, jovens profissionais e artistas de diversas partes do mundo, totalizando aproximadamente 4 mil beneficiados a cada ano.

Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Bureau of Educational and Cultural Affairs dos Estados Unidos, representantes governamentais de várias nações e o setor privado. Reconhecido internacionalmente, é um dos programas de bolsas de estudo mais renomados para estudantes de mestrado e doutorado nos EUA.

Existem critérios específicos exigidos para cada bolsa. Algumas das principais oportunidades incluem:

  • Bolsa Hubert H. Humphrey Fellowship: Destinada a profissionais do setor público, ONGs e entidades sem fins lucrativos, cobre áreas como Desenvolvimento Humano e Institucional, Direitos e Liberdades, Desenvolvimento Sustentável e Fortalecimento Comunitário. Os beneficiários recebem suporte financeiro abrangente por cerca de 10 meses.
  • Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa: Voltado exclusivamente para professores de inglês do Ensino Médio da rede pública brasileira, proporciona cinco meses de imersão nos EUA com todas as despesas cobertas.
  • Bolsas de Doutorado Pleno nos EUA: Parceria entre Fulbright e Capes, oferece suporte financeiro durante os 6 anos de doutorado em áreas como Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas, entre outras.
  • Bolsas de Doutorado Sanduíche nos EUA: Destinadas a estudantes brasileiros já matriculados em programas de doutorado no Brasil, cobrem custos durante 9 meses para pesquisa nos EUA.
  • Foreign Language Teaching Assistant (FLTA): Destinado a professores brasileiros de língua portuguesa, oferece oportunidade de atuação como assistentes de ensino em universidades americanas, com benefícios que incluem gastos com visto, auxílio moradia, entre outros.
  • Programa Fulbright Foreign Student para brasileiros: Permite que graduados, jovens profissionais e artistas brasileiros realizem intercâmbio para estudo e pesquisa em instituições acadêmicas nos EUA.

Como se inscrever no Fulbright e quais os requisitos

Os passos para se candidatar e participar da seleção do programa variam conforme o país de origem.

Para os estudantes brasileiros, as informações são fornecidas pela comissão da Fulbright no Brasil, em Brasília, ou pelo site oficial do programa. Interessados podem também contatar via email hhh@fulbright.org.br ou pelo telefone 55-061-3248 8600.

Continua após a publicidade

O Programa Fulbright incentiva a candidatura de estudantes e profissionais de diversas áreas, incluindo aquelas de natureza interdisciplinar. O único requisito é que os interessados tenham concluído pelo menos a graduação para se inscreverem.

Valor e cobertura da bolsa ofertada

O programa Fulbright, renomado por seu apoio a estudantes e pesquisadores, oferece uma gama abrangente de benefícios, incluindo cobertura de mensalidades, passagens aéreas, auxílio financeiro para despesas pessoais e seguro saúde.

Estes recursos são disponibilizados ao longo de toda a duração do estudo, constituindo um suporte fundamental para os beneficiários.

Para detalhes completos sobre os benefícios disponíveis, os interessados podem consultar tanto o site oficial do programa quanto os sites específicos de cada país participante.

Programa conta com ex-alunos notáveis

A iniciativa promove o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores. Um dos requisitos para participar é que o estudante deseje contribuir para sua comunidade por meio da pesquisa e do conhecimento.

Continua após a publicidade

São 60 ex-alunos premiados com Prêmios Nobel; 88 egressos que receberam Prêmios Pulitzer e outros 39 que se tornaram Chefes de Estado.

Dentre os brasileiros que participam dessa história estão, por exemplo: Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena a exercer a advocacia no Brasil que estudou na University of Arizona em 2010 e, hoje, é deputada federal; e Joaquim Barbosa — ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que foi estudante na Universidade da Califórnia, Los Angeles, em 2002.

Deixe seu comentário

Só para assinantes