Normas ABNT: veja guia completo e atualizado para criar trabalho sem erros
Em algum momento da sua vida acadêmica, seja na escola ou na universidade, você já se deparou com as normas da ABNT. O fato é que formatar um trabalho nessas regras pode ser um pouco trabalhoso.
Fundada em 1940, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é um órgão que tem como objetivo a padronização de técnicas de trabalhos de caráter científicos e tecnológicos. São diversos detalhes que, em alguns casos, são obrigatórios e qualquer deslize pode custar caro em uma nota final.
Para facilitar seu trabalho, separamos para você um guia com todas as dicas e principais normais para deixar seu texto na forma padronizada e ideal já com dicas para o Word. Confira abaixo.
Normas ABNT: capa, referências, margens e mais
Estrutura do trabalho
De acordo com a ABNT, um trabalho deve ser composto por três estruturas, todas no formato A-4 (210 x 297 mm). Na parte externa, a capa é obrigatória e a lombada é opcional. As estruturas são as seguintes:
Pré-textuais: Essa estrutura deve ser composta por: Folha de Rosto, Folha de Aprovação, Dedicatória (opcional), Agradecimentos (opcional), Epígrafe (opcional), Errata (opcional), Resumo na língua vernácula (idioma do país em que o trabalho está sendo realizado), Resumo em língua estrangeira, Lista de ilustrações (opcional), Lista de tabelas (opcional), Lista de abreviaturas e siglas (opcional), Lista de símbolos (opcional); e Sumário.
Textuais: A estrutura textual deve conter todo o conteúdo abordado no trabalho. Ela é composta por: Introdução (apresentação da problemática), Desenvolvimento (conteúdo) e Conclusão (ponto de vista dos autores e fechamento da ideia).
Pós-textuais: Esta última deve conter, obrigatoriamente, as Referências Bibliográficas. Os elementos opcionais são: Apêndice(s), Anexo(s), Glossário e Índice.
Tipo e tamanho de fonte
Há dois tipos de fontes que podem ser usadas, em cor preta: Times New Roman ou Arial. O itálico deve ser usado em palavras e/ou expressões em língua estrangeira e o alinhamento, Justificado. Já em relação ao tamanho, há quatro tipos e cada um deles deve ser usado em um texto específico.
- Tamanho 12: ao longo de todo o texto, inclusive capa e folha de rosto;
- Tamanho 10: citações de mais de três linhas (citações longas), notas de rodapé, legendas, texto da fonte das ilustrações e tabelas.
Espaçamento
Devem ser usados os seguintes espaçamentos para os seguintes momentos:
- Espaçamento de 1,5: no conteúdo como um todo
- Espaçamento de 1,0: citações de mais de três linhas, notas de rodapé, legendas de ilustrações e tabelas e referências bibliográficas.
Margem nas normas ABNT
O trabalho deve ser feito com margem superior e esquerda de 3 cm e margem inferior e direita de 2 cm. Para configurar a margem de um documento do Word, basta: clicar na aba "Layout" > "Margens" > clicar em "Margem Personalizada" > informar os tamanhos acima.
Paginação
A paginação deve ser contada a partir da folha de rosto, mas as páginas só devem ser numeradas nos elementos textuais, ou seja, os números devem ser exibidos a partir da introdução, em algarismos arábicos em tamanho 10. Caso o trabalho seja digitado apenas na frente da folha, a numeração deve ficar no canto superior direito da página, a 2 cm da borda superior e a 2 cm da borda direita da folha.
Caso o trabalho seja digitado em frente e verso, a numeração das páginas deve ficar no canto superior direito na frente da folha, e no canto superior esquerdo no verso. Para inserir número de página no Word, basta: clicar na última linha da página anterior ao início da numeração > clicar na aba "Layout" > clicar em "Quebras" > em seguida, em "Próxima página".
Na página de introdução, dê dois cliques no topo para abrir o editor de cabeçalho > Em "Número de página", na opção "Início da página", selecione a opção com o número à esquerda.
Desmarque a opção "Vincular com o anterior" e apague o número da página anterior.
Para corrigir o número da página, entre em "Número da página" > clique em "Formatar números de página" > em "Iniciar em:" informe o número certo.
Capa nas normas ABNT
De acordo com as normas da ABNT, a capa deve ter os seguintes elementos, em ordem:
- nome da instituição (opcional);
- nome do autor;
- título;
- subtítulo se aplicável;
- número de volumes (em caso de mais de um, cada capa deve ter a especificação do respectivo volume);
- cidade onde foi desenvolvido;
- ano da realização do trabalho.
Folha de rosto
A folha de rosto deve conter:
- nome do autor;
- título;
- subtítulo quando aplicável
- Natureza do trabalho (monografia, dissertação ou tese);
- nome do curso e objetivo do trabalho;
- nome do orientador;
- cidade onde foi desenvolvido;
- ano da realização do trabalho.
Folha de aprovação
Obrigatória em trabalhos feitos sob a coordenação de um orientador, esta página é destinada à nota do trabalho. Nela deve conter:
- nome do autor;
- título;
- subtítulo quando aplicável;
- nome do curso e objetivo do trabalho;
- nome da instituição e área de concentração;
- data da aprovação;
- nota;
- assinatura dos examinadores.
Referências nas normas ABNT
Nessa seção você deve colocar todas as referências bibliográficas usadas no trabalho, podendo ser de livros, blogs e YouTube, por exemplo. Deve estar em ordem alfabética e não numerada, além de um espaçamento de uma linha em branco entre as referências.
Os autores devem ser indicados da seguinte forma: sobrenome em letras maiúsculas e depois letra inicial do nome. Pode-se colocar até 6 autores em uma única referência, separando-os por vírgulas. Caso ultrapasse, usa-se a expressão et al. O título da obra ou vídeo vem logo em seguida, assim como a edição do livro em abreviatura do numeral ordinal (exemplo: 2. ed.). Deve constar também, local da publicação, editora, data e ano da publicação, além da paginação e descrição física.
Em caso de sites da internet ou vídeos do YouTube, é preciso informar o link e a última data de acesso.
Anexos
Os anexos devem ser inseridos após a página de referências bibliográficas. Para isso, deve-se usar letra maiúscula, em negrito, fonte Times New Romam ou Arial (lembrando que deve ser a mesma de todo o restante do trabalho) em tamanho 12 e em ordem alfabética.
Sumário
O Sumário é o último elemento pré-textual e deve exibir, em ordem, os tópicos e subtópicos presentes no trabalho com suas devidas páginas. O Word tem uma ferramenta que gera um sumário automaticamente, porém é preciso preenchê-lo manualmente.
Para criar um sumário, clique em "Referências" > "Sumário" > escolha o sumário desejado.
Citação nas regras ABNT
Há três tipos de citações:
- Citação Direta: Essa citação é aquela em que não se muda uma palavra do texto original. São dois tipos:
- Citação Direta Curta: deve ser feita entre aspas em até 3 linhas.
- Citação Direta Longa: utilizada quando o trecho ultrapassa 3 linhas. Neste caso, deve aparecer em um novo parágrafo com recuo recomendado de 4 cm para a esquerda, espaçamento simples, fonte menor do que o restante do texto e sem aspas duplas.
Lembre-se de mencionar, entre parênteses, o nome do autor da obra, data da publicação e página. Atualização de 2023 alterou o formato do nome do autor citado. Antes inserido com todas as letras maiúsculas, agora somente a primeira letra será maiúscula. Exemplo: (Peixoto, 2019, p. 20).
Citação Indireta
Nessa citação, você reproduz a ideia do autor usando suas próprias palavras. Nesse caso, não se usa aspas e, também, deve mencionar o nome do autor da obra, data da publicação e página.
Citação de Citação
Aqui, a citação é feita a partir de uma menção de uma obra na qual não se teve acesso diretamente, ou seja, quando a citação é encontrada dentro de uma outra obra que não a original. Neste caso, usa-se o termo "apud" entre o ano e o nome dos autores.
Epígrafe
A epígrafe é um texto curto que dá uma prévia do que se trata o trabalho, podendo ser com as suas palavras ou citação de outros autores.
A fonte deve ser Arial ou Times New Roman de tamanho 12 (lembrando que deve ser a mesmo de todo o restante do trabalho). Deve ter alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda e espaçamento de 1,5cm entre linhas, além de o nome do autor estar alinhado à direita e entre parênteses.
Abstract
O Abstract é a versão em língua estrangeira do resumo do trabalho. Portanto, é o mesmo texto traduzindo em outra língua, normalmente em inglês ou espanhol.
Deve ter entre 100 e 500 palavras, sem recuo e quebra na estrutura, sendo escrito em um único parágrafo. A fonte usada deve ser Times New Roman ou Arial em tamanho 12 (lembrando que deve ser a mesmo de todo o restante do trabalho). O espaçamento entre linhas é simples, com exceção das palavras-chaves que devem ser separadas com espaço de 1,5 cm.
Lista (Ilustrações, Tabelas, Abreviaturas, Siglas ou Símbolos)
Os títulos das listas devem estar em tamanho 14 em Times New Roman ou Arial (lembrando que deve ser a mesmo de todo o restante do trabalho), em caixa alta, centralizado e em negrito, com espaçamento de 1,5 cm entre linhas. Há dois padrões de listas: listas de ilustrações e tabelas e lista de símbolos e de siglas e abreviaturas.
Listas de ilustrações e de tabelas: Com fonte Times New Roman ou Arial em tamanho 12 e espaçamento de 1,5 cm entre linhas. A lista deve ser composta do número da ilustração, o nome e a sua respectiva página.
Lista de siglas e abreviaturas: Com estrutura justificada, fonte Times New Roman ou Arial em tamanho 12, espaçamento de 1,5 cm entre linhas e formato maiúsculo para a abreviatura e minúsculo para a especificação.
Elementos opcionais (agradecimentos e dedicatória)
Há também os elementos opcionais, ou seja, seções que não são obrigatórias, mas podem ser inseridas no trabalho. São eles:
Dedicatória: A Dedicatória é usada para dedicar o trabalho a alguém que você queira. O texto deve ser simples, objetivo e curto de 2 a 5 linhas, em fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12 (lembrando que deve ser a mesmo de todo o restante do trabalho), espaçamento de 1,5cm entre linhas, 8cm de margem esquerda e alinhamento justificado, além de ficar na parte inferior direita.
Agradecimentos: Quem quiser agradecer e homenagear familiares, amigos, colegas ou pessoas importantes que fizeram parte da sua vida durante o processo do trabalho, pode usar o Agradecimentos. O texto deve ter alinhamento justificado, fonte Arial ou Times New Roman em tamanho 12 (lembrando que deve ser a mesmo de todo o restante do trabalho), espaçamento entre linhas de 1,5 cm.
*Fonte: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); com informações de matéria publicada em novembro de 2021.
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