Oração para santo Antônio: veja como fazer pedido ao santo casamenteiro

Santo Antônio é bastante popular, mesmo entre aqueles que não são católicos. Ele é celebrado como o santo casamenteiro e é responsável por abrir as festas juninas —já que o dia de santo Antônio é comemorado em 13 de junho. Em razão disso, seu nome é um dos termos mais pesquisados no Brasil nessa época, segundo dados do Google Trends.

Conhecido como Doutor da Igreja e teólogo renomado, santo Antônio é disputado por duas cidades de países diferentes e possui o recorde de canonização mais rápida da história da Igreja Católica.

Oração para santo Antônio

Ó santo Antônio, o mais gentil dos santos, teu amor a Deus e tua caridade com suas criaturas, fizeram com que foste digno de possuir poderes miraculosos. Motivada(o) por este pensamento, peço-te que [formular o pedido].

Ó gentil e amoroso santo Antônio, cujo coração estava sempre cheio de simpatia humana, sussurra minha súplica aos ouvidos do doce Menino Jesus, que adorava estar em teus braços. A gratidão do meu coração será sempre tua. Amém.

Quem foi santo Antônio

A data de nascimento de santo Antônio não é precisa, mas tradicionalmente acredita-se que ele tenha nascido em 15 de agosto de 1195, em Lisboa, Portugal. No entanto, ele também é "reivindicado" pela cidade de Pádua, na Itália, onde faleceu em 13 de junho de 1231. Seus restos mortais estão na basílica de Pádua, o que o torna conhecido como santo Antônio de Pádua.

A canonização de santo Antônio ocorreu apenas um ano após sua morte, em 30 de maio de 1232, pelo papa Gregório 9º. Esse tempo recorde entre a morte e a canonização é atribuído à sua fama de santidade e à sua influência como pregador e místico.

Santo Antônio foi reconhecido por São Francisco de Assis, que o convidou para ser professor da ordem e contribuir com sua formação teológica avançada. Ele recebeu o título de Doutor da Igreja em 1946, pelo papa Pio 12, devido à sua importância como teólogo.

Embora seja conhecido como o santo casamenteiro, a fama de santo Antônio nessa área tem origem em histórias lendárias. Uma delas relata um milagre envolvendo uma jovem sem dinheiro para se casar, que rezou para santo Antônio e recebeu uma ajuda inesperada. Há relatos de que ele também gostava de unir pessoas que tinham afinidades e ajudava aqueles que não tinham recursos para se casar.

Continua após a publicidade

Nas festas juninas, é comum ter o "bolo de santo Antônio", e acredita-se que comer um pedaço desse bolo aumenta as chances de encontrar um parceiro no restante do ano. Essa tradição é acompanhada por outras devoções a santo Antônio, como a colocação de medalhinhas em seu nome no bolo, com a crença de que quem encontrar a medalha encontrará um par amoroso.

Embora seja reconhecido como o santo casamenteiro no Brasil, santo Antônio é também padroeiro de outras coisas em diferentes lugares, como idosos, marinheiros e grávidas. Sua figura é venerada e celebrada de várias maneiras ao redor do mundo.

*Com conteúdo de matéria publicada em 13/06/2021